SinproSP: Sindicato reúne-se com secretário da Saúde e pede controle sobre escolas privadas

O presidente do SinproSP, Luiz Antonio Barbagli, e o vice-presidente, Fábio Zambon, foram recebidos pelo secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido dos Santos, na última quinta-feira, 15 de outubro. Na pauta, a preservação da saúde de toda a comunidade escolar e as condições de trabalho das professoras e dos professores do ensino privado.

A audiência foi marcada a pedido do Sindicato, que também quer um encontro com o prefeito Bruno Covas e o secretário da Educação, Bruno Caetano. Em ofício enviado no dia 07 de outubro, o presidente do Sindicato criticou o fato de a Prefeitura ter permitido que cada escola particular pudesse definir suas próprias regras para a retomada das atividades presenciais. Para o SinproSP, isso facilitou o descumprimento da legislação e expôs alunos, professores e demais funcionários a riscos elevados.

No encontro, Luiz Antonio reafirmou que a prioridade do Sindicato é a preservação da saúde dos professores e de toda a comunidade escolar. Diante da decisão da Prefeitura de retorno das atividades extracurriculares, ele defendeu normas mais restritivas para liberar a abertura das escolas particulares e a testagem dos alunos e professores, paga pelas instituições de ensino privado. O presidente do SinproSP pediu, ainda, uma fiscalização mais ágil e eficaz contra escolas que insistem em burlar as determinações legais.

As denúncias mais frequentes recebidas no SinproSP referem-se a aulas regulares presenciais maquiadas como atividades livres ou “extracurriculares”; funcionamento de escolas com mais de 20% de alunos, descumprimento de protocolos sanitários e convocação para trabalho presencial de gestantes, professores em grupo de risco ou que vivem com pessoas nessa condição. O Sindicato tem feito notificações, convocado escolas e pedido fiscalização.

O Secretário da Saúde comprometeu-se a acionar a Vigilância Sanitária e a Secretaria das Subprefeituras para garantir uma resposta mais rápida às denúncias do SinproSP. Edson Aparecido afirmou ainda que encaminhará as demandas do Sindicato e tentará uma reunião entre o prefeito e o Sindicato.

Desde o início da pandemia, o SinproSP se vê desafiado a encontrar alternativas em defesa da vida e de condições dignas de trabalho nessa conjuntura excepcional e muito complexa. A iniciativa de cobrar uma audiência com as autoridades municipais é um exemplo desse trabalho e do compromisso do Sindicato com a sua categoria. Um compromisso que sempre existiu, mas que, nesses tempos difíceis, se mostra cada vez mais necessário.

Do SinproSP

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo