Sinteepe promove congresso sobre valorização dos trabalhadores
O Sinteepe promove o 1º Conteepe – Congresso Estadual dos Trabalhadores nos Estabelecimentos de Ensino Privado de Pernambuco, com o tema: “Valorização e Melhores Condições de Trabalho”. O evento acontecerá de 18 a 20 de janeiro, no Orange Praia Hotel, em Itamaracá.
O evento é um espaço para democratizar as relações constituídas na entidade sindical, tendo como objetivo deliberar sobre as ações para o próximo período, a partir da avaliação, construção de plano de gestão e diretrizes que devem orientar a política sindical.
A luta pela valorização e melhores condições de trabalho depende muito da organização sindical. Os direitos conquistados ao longo da história são resultados de ações propositivas e de enfrentamento da classe trabalhadora contra os poderes instituídos na sociedade para que suas reivindicações sejam inseridas na pauta das políticas públicas do Estado nos direitos trabalhistas. Seja na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), na Constituição Federal ou na Convenção Coletiva do Trabalho há sempre a presença de trabalhadores anônimos que se doaram e se doam para minimizar o preconceito, como na relação de gênero entre homens e mulheres, e para reduzir a desigualdade social, protegendo a classe da exploração descabida da força de trabalho.
Trabalhadores como José Edson de Souza Filho, 52 anos, Délio Camilo de Melo, 52, e Miriam Neide dos Santos, 56, que morreram num trágico acidente na BR-232, no dia 4 de novembro de 2012, quando se deslocavam para Petrolina, interior de Pernambuco, para fazer trabalho de base. No mesmo evento trágico, estavam Amaro Sérgio de Lima Botelho, 46, e Cícero Pedro da Silva, 51, que ficaram feridos.
A militância é um gesto de obstinação. De quem acredita que as transformações sociais acontecem quando os trabalhadores se unem. Aos nossos companheiros do Sinteepe, que perderam suas vidas na militância ou que por sorte sobreviveram, o nosso mais nobre reconhecimento, dando sequência à luta.
As inscrições podem ser feitas pelo blog.
Com informações do Sinteepe