Ubes abre inscrições para encontro nacional de escolas técnicas
Para você, estudante que defende a educação tecnológica como agente transformador – capaz de libertar, desenvolver, incluir, descentralizar, conscientizar e empoderar a nação-, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas abre o chamado para as inscrições do 12° Encontro Nacional de Escolas Técnicas da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes).
Com o tema “Educação, Ciência e Tecnologia a serviço do Brasil”, secundaristas, estudantes das escolas de ensino técnico e institutos federais de todos os estados brasileiros já podem confirmar presença no evento que acontecerá entre segunda-feira (22) e quinta (25), em Recife (PE).
No coração pulsante do nordeste, a capital pernambucana colocará no centro das discussões a formação técnica no Brasil, seu ritmo crescente de expansão nas redes federais, lado a lado a criação de escolas estaduais tecnológicas, Pronatec e centros de ensino profissionalizantes. Quer participar? Acesse o formulário de inscrição e garanta seu lugar no evento organizado e destinado para quem é secundarista.
A convocação é feita para garantir a presença daqueles que acompanham de perto os avanços sofridos nos últimos anos desta modalidade de ensino, e não só isso. O ENET abre alas para diversificadas rodas de debate, todas elas encabeçadas pela juventude que hoje está inserida nas fileiras do ensino técnico, tendo como pontos centrais: Ensino, pesquisa e extensão; Expansão com qualidade e Assistência Estudantil.
12° Enet tem participação na feira SBPC Jovem
Pautado pela defesa do avanço científico e tecnológico, desenvolvimento educacional e cultural, assim como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o Enet da Ubes também participará da SBPC Jovem, Feira de Ciências que acontecerá dentro da atividade anual da SBPC. Os secundaristas que inscreveram seus projetos de ciências durante o mês de março no blog da Ubes – e que foram aprovados, farão apresentação dos trabalhos durante a programação da Feira.
Educação, ciência e tecnologia a serviço do Brasil
Carregada de desafios, a 12ª edição do Enet será a ampulheta norteadora da Ubes, direcionando nacionalmente a luta diária da entidade para que as necessidades dos estudantes do ensino técnico brasileiro sejam priorizadas em todas as regiões do país. De dentro dessas escolas sairão os profissionais que irão transformar e possibilitar a construção de um Brasil mais desenvolvido, alicerçado nas bases de uma educação qualificada.
A chamada da entidade aponta bandeira rumo à construção e desenvolvimento de uma nação soberana, investindo inevitavelmente em educação tecnológica, nos estudantes que sofrem nas salas de aula sem equipamentos e sem laboratórios, com profissionais desvalorizados, escolas sucateadas e com questões básicas que devem ser levadas como prioridades para o estado. As lutas vêm colhendo vitórias, o debate travado pela geração que tem saído às ruas por 10% do PIB para educação e 50% do fundo social do pré-sal tem sido acolhido por todo conjunto dos movimentos sociais e pela própria presidência do Brasil, são caminhos que apontam investimento em Educação, Ciência e Tecnologia.
Recém saída de uma greve nacional na rede de ensino técnico em 2012, em meio a uma ampliação crescente do setor educacional capaz de colocar ciência e tecnologia a serviço do Brasil, estão aí as alavancas para convocação nacional do 12° Encontro Nacional dos Estudantes de Escolas Técnicas.
Do Vermelho