Um bilhão que se ergue
“Um bilhão de mulheres violadas é uma atrocidade. Um bilhão de mulheres dançando é uma revolução.”
A campanha “One Billion Rising” é um protesto global que pede o fim da violência contra a mulher e a igualdade de gênero. A proposta é que num dia específico – hoje, 14 de fevereiro, dia de São Valentim (conhecido, principalmente no hemisfério norte, como o santo do amor e da amizade) – diversas mulheres no mundo dancem juntas numa demonstração coletiva de força e resistência.
A campanha marca o 15º aniversário da instituição “V-Day” (V de Valentim, vagina e vitória), idealizada pela escritora e ativista norte-americana Eve Ensler, autora da peça “Os monólogos da Vagina”. O movimento teve início em 1998 com o objetivo de usar apresentações da peça para arrecadar dinheiro e beneficiar mulheres vítimas de violência e abuso sexual. Nos últimos 14 anos, o movimento arrecadou cerca de US$ 90 milhões.
“No 15º aniversário do V-Day, 14 de fevereiro de 2013, estamos convidando um bilhão de mulheres e todos os que as que amam a sair, dançar, se levantar e exigir um fim a esta violência”, destaca a chamada de convocação da campanha. “‘One Billion Rising’ vai mover a Terra, envolvendo as mulheres e homens em todos os países. V-Day quer que o mundo veja a nossa força coletiva, os nossos números, a nossa solidariedade através das fronteiras.”
Ainda segundo o movimento, a campanha “One Billion Rising” é “um ataque global; um convite para dançar, uma chamada para que homens e mulheres se recusem a participar do status quo até que os estupros e a cultura do estupro terminem; um ato de solidariedade, demonstrando às mulheres, em números, a semelhança de suas lutas e seu poder; a recusa em aceitar a violência contra mulheres e meninas como um dado; um novo tempo e uma nova forma de ser”.
Representante de uma categoria formada por mais de 80% de mulheres e pioneira na criação de uma Secretaria de Gênero e Etnia, a Contee, ao longo das atividades desta pasta, tem sempre apoiado e defendido as ações que visem o fim da violência contra as mulheres. Por isso, neste 14 de fevereiro de 2013, a Confederação ressalta o lema da campanha e também se recusa a aceitar passiva essa estatística, segundo a qual uma em cada três mulheres no planeta será estuprada ou espancada em sua vida. Por isso, uma vez mais manifestamos nosso apoio e juntamos a esse movimento global para exigir o fim da violência.
Embora a data oficial do evento seja 14 de fevereiro, no Brasil, algumas cidades, como Brasília (DF), Recife (PE) e São Paulo (SP), estão marcando sua mobilização para o próximo sábado (16). Na capital federal, o encontro acontece na Rodoviária do Plano Piloto. Na capital de Pernambuco, a concentração será na Praça do Marco Zero, enquanto na capital paulista será no vão do Masp, às 14h. Em Vitória (ES), o movimento acontece amanhã (15), na Praça de Camburi. Já em Curitiba (PR), será hoje, no dia oficial, ao meio-dia, na Praça Santos Andrade.
Outras informações sobre as mobilizações podem ser encontradas no Facebook
Assista ao vídeo da campanha
Da redação, com informações do V-Day, do One Billion Rising e das Blogueiras Feministas