Unidade, soberania e justiça social: Contee participa do XI Congresso da Fepesp
Congresso elege nova diretoria e delibera pela estadualização das campanhas salariais de 2026
A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee) marcou presença no XI Congresso da Federação dos Professores do Estado de São Paulo (Fepesp), realizado nos dias 8 e 9 de novembro, em São Paulo.
A Contee esteve fortemente representada nas mesas de debate e na condução política dos trabalhos. O professor Celso Napolitano, presidente da Fepesp e coordenador da Secretaria de Finanças da Contee, conduziu o Congresso, que foi marcado por deliberações históricas em defesa da unidade da categoria.
O coordenador-geral da Contee, professor Railton Souza, integrou a mesa de abertura do evento ao lado de Raimundo Suzart (presidente da CUT-SP) e René Vicente (presidente da CTB-SP). O Congresso reuniu 116 delegados e delegadas de 26 sindicatos filiados à Fepesp, em dois dias de intensos debates, deliberações e atividades políticas.
Em sua intervenção, o professor Railton destacou a importância da articulação entre as entidades sindicais, especialmente diante dos desafios impostos ao mundo do trabalho e à educação brasileira:
“Estamos vivendo uma quadra difícil, de grandes enfrentamentos, com a reforma administrativa, a defesa da democracia e da soberania nacional. O tema deste Congresso — Soberania e Justiça Social — traduz o compromisso dos trabalhadores e trabalhadoras da educação com um projeto de país que una desenvolvimento, democracia e valorização do trabalho. A Contee e a Fepesp caminham juntas nessa luta”, afirmou Railton.
Para ele, a soberania pertence ao povo brasileiro, e a educação cumpre papel essencial na qualificação da participação popular nas decisões políticas. Em seguida, ressaltou o exemplo da Fepesp e a luta do movimento sindical diante das adversidades:
“A Fepesp é um farol, não só na educação, mas na luta sindical em geral. Reúne 26 sindicatos — de professores, técnicos e técnicas administrativas — em uma unidade que representa resistência. Desde 2016, enfrentamos reformas trabalhista, previdenciária, terceirizações e ataques ao movimento sindical. Com unidade, respeitando a diversidade e as diferentes orientações políticas, temos atravessado esses desafios”, pontuou.
Debate sobre o novo marco regulatório da EAD
A professora Madalena Guasco Peixoto, coordenadora da Secretaria de Assuntos Educacionais da Contee, integrante da Diretoria do SinproSP e doutora em Educação pela PUC-SP, abriu a programação de debates do Congresso com uma análise detalhada sobre o novo marco regulatório da Educação a Distância (EAD).
Em sua exposição, Madalena fez um resgate histórico da política de EAD no Brasil, apontando o desmonte regulatório iniciado no governo Temer e aprofundado no governo Bolsonaro. Destacou também o esforço do governo Lula, em seu terceiro mandato, para reconstruir mecanismos de regulação e qualidade, com foco na valorização do trabalho docente e no combate à mercantilização da educação:
“A Contee tem alertado que não se trata apenas de tecnologia, mas de um modelo de ensino que precisa garantir formação integral, presença pedagógica e respeito à profissão docente.”

Conjuntura sindical e trabalhista
O assessor jurídico da Contee, José Geraldo de Santana, ministrou palestra sobre conjuntura sindical e trabalhista, dando ênfase a realidade da pejotização. Ele analisou os desafios impostos pela precarização das relações de trabalho, a desregulamentação promovida nos últimos anos e a necessidade de fortalecer a ação coletiva e as negociações por meio das federações e confederações:
“A Reforma Trabalhista de 2017, a Lei nº 13.467, entregou exatamente o oposto do que prometeu. Não acredito que ela tenha simplesmente rasgado a CLT; entendo que ela reescreveu a Consolidação das Leis do Trabalho, transformando-a na consolidação das leis do capital, e não do trabalho. O movimento sindical vive hoje o maior desafio de sua história”, frisou.
Já o professor Gilberto Maringoni, da Universidade Federal do ABC (UFABC), fez uma análise do momento atual, com uma leitura crítica dos acontecimentos sociopolíticos no Brasil e no mundo.
Decisão histórica: campanhas salariais serão estadualizadas em 2026
O ponto alto do XI Congresso da Fepesp foi a aprovação unânime da estadualização das Campanhas Salariais de 2026, deliberação considerada histórica pelos participantes.
Com a nova resolução, as assembleias que definirão as pautas de reivindicações no Sesi/Senai, Senac e Ensino Superior serão estaduais e realizadas de forma remota. O calendário será divulgado pela Federação antes do recesso escolar, a fim de mobilizar amplamente professores e auxiliares de administração escolar de todo o estado.
Celso Napolitano comemorou o caráter histórico da decisão: “A estadualização das campanhas é a principal deliberação deste Congresso. Ela coroa o empenho da Federação, ao longo das últimas gestões, para unificar os textos dos Acordos e Convenções Coletivas.”
Nova diretoria e compromisso com a unidade
O Congresso também elegeu a nova Diretoria e o Conselho Fiscal da Fepesp para a gestão 2025-2029. A chapa unitária encabeçada por Ailton Fernandes foi eleita com 113 votos favoráveis. Em seu pronunciamento, o novo presidente desdobrou sobre a herança de unidade deixada pela gestão anterior e o desafio de fortalecer as campanhas salariais estaduais: “Saio deste Congresso confiante de que faremos um grande trabalho nos próximos quatro anos, a começar pelas Campanhas Salariais de 2026. Vamos lutar incansavelmente para manter e ampliar conquistas que valorizem nossa categoria.”
Dirigentes da Contee na nova diretoria da Fepesp
Da Diretoria Executiva da Contee, além de Celso Napolitano, que agora ocupa o cargo de 1º vice-presidente da Fepesp, também integram a nova gestão:
- Edilene Arjoni, coordenadora da Secretaria da Mulher da Contee, eleita diretora de Assuntos Relacionados ao Gênero e à Etnia;
- Fábio Zambon, coordenador da Secretaria de Relações do Trabalho da Contee, eleito diretor de Relações Intersindicais.
Da Diretoria Plena da Contee:
- Cláudio Jorge assumiu a Diretoria de Assuntos Jurídicos e Previdenciários;
- Iberê Moreno Rosário foi eleito 1º diretor adjunto de Relações Intersindicais.
A nova composição reflete a presença ativa da Contee na condução do movimento sindical paulista e o compromisso coletivo com a valorização da educação, da democracia e dos direitos dos trabalhadores.
Para Edilene Arjoni, o Congresso representou um marco de unidade e avanço: “Esse Congresso foi maravilhoso, significativo e histórico, marcado pela unidade dos sindicatos e pela criação da Secretaria de Gênero e Etnia da Fepesp, que amplia o trabalho desenvolvido pela Contee na defesa das mulheres e da diversidade. E o mais bonito é que tudo isso nasce da união — união na Fepesp, união na Contee e união nacional. É essa força coletiva que nos move.”
Fábio Zambon salientou a importância do fortalecimento da ação sindical conjunta: “Foi um Congresso histórico, porque vocês sabem que a Fepesp conseguiu, no estado de São Paulo, firmar um único acordo coletivo. Isso tornou ainda mais evidente e consolidada a união dos sindicatos neste Congresso, a ponto de, além de realizarem a campanha salarial unificada, passarem, a partir do ano que vem, a promover assembleias estaduais — o que trará uma força ainda maior às nossas negociações. Quero parabenizar todos os palestrantes e participantes do Congresso e afirmar que a Fepesp está fazendo história no movimento sindical.”

Composição da nova diretoria da Fepesp (2025-2029)
Presidente: Ailton Fernandes
1º Vice-Presidente: Celso Napolitano
2ª Vice-Presidente: Sandra Baraldi Pereira
Secretária Geral: Conceição Aparecida Fornasari
1ª Secretária Geral Adjunto: Daniela Zancheta
2º Secretário Geral Adjunto: Lorival Fante Júnior
Diretor de Finanças e Patrimônio: Elias José Balbino da Silva
1º Diretor Adjunto de Finanças e Patrimônio: Gladston Alberto Minoto da Silva
2ª Diretora Adjunta de Finanças e Patrimônio: Gabriela Maria Cabral Nascimento
Diretor de Assuntos Jurídicos e Previdenciários: Claudio Jorge
1º Diretor Adjunto de Assuntos Jurídicos e Previdenciários: Rafael Pereira Fieri
2º Diretor Adjunto de Assuntos Jurídicos e Previdenciários: Alcides Alves dos Santos Júnior
Diretor de Relações Intersindicais: Fábio Eduardo Zambon
1º Diretor Adjunto de Relações Intersindicais: Iberê Moreno Rosario e Barros
2º Diretor Adjunto de Relações Intersindicais: Jefferson de Barros Pires
Diretor de Formação Política e Sindical: Jurandir Alves da Silva
1º Diretor Adjunto de Formação Política e Sindical: Eduardo Alves de Lima
2º Diretor Adjunto de Formação Política e Sindical: Rogélio Aparecido da Silva
Diretora de Assuntos Culturais e Educacionais: Paola Fernanda Guidi Meneghin de Oliveira
1ª Diretora Adjunta de Assuntos Culturais e Educacionais: Bárbara Maria de Souza
2º Diretor Adjunto de Assuntos Culturais e Educacionais: Alexsandro Aparecido Sgobin
Diretor de Imprensa e Comunicação: Renan dos Santos
1º Diretor Adjunto de Imprensa e Comunicação: Fábio Luís Pereira
2º Diretor Adjunto de Imprensa e Comunicação: Jeferson Campos
Diretor de Assuntos Relacionados ao Sistema S: Onassis Matias Xavier
1º Diretor Adjunto de Assuntos Relacionados ao Sistema S: Salomão De Castro Farias
2º Diretor Adjunto de Assuntos Relacionados ao Sistema S: Miguel Abdala Jabur Júnior
Diretor de Assuntos Relacionados ao ensino básico e à educação superior: Walter Alves
1º Diretor Adjunto de Assuntos Relacionados ao ensino básico e à educação superior: Emanuel Cano
2ª Diretora Adjunta de Assuntos Relacionados ao ensino básico e à educação superior: Mariana de Melo Rocha
Diretor de Assuntos Relacionados aos Auxiliares de Administração Escolar: Ademir Rodrigues
1º Diretor Adjunto de Assuntos Relacionados aos Auxiliares de Administração Escolar: Antonio Dias de Novaes
2ª Diretora Adjunta de Assuntos Relacionados aos Auxiliares de Administração Escolar: Juliana Silva Sampaio de Lima
Diretora de Assuntos Relacionados ao Gênero e à Etnia: Edilene Arjoni Moda
1ª Diretora Adjunta de Assuntos Relacionados ao Gênero e à Etnia: Juliana Bauer de Oliveira
2ª Diretora Adjunta de Assuntos Relacionados ao Gênero e à Etnia: Célia Regina de Brito Menezes
Membros Titulares do Conselho Fiscal: José Renato Prado Pozzobon; Elisabete Bellon; Sebastião Clementino da Silva
Membros Suplentes do Conselho Fiscal: Luiz Carlos Tarczewsky; Lígia Palumbo; Maurício Eduardo Quagliato
Com informações da Fepesp
Por Romênia Mariani





