Universidades brasileiras ficam fora do top 100 de lista de melhores do mundo
Nenhuma universidade brasileira está entre as 100 melhores do mundo, segundo a mais recente edição do ranking QS (Quacquarelli Symonds), um dos mais importantes de educação superior.
A mais bem posicionada é a USP, em 115º lugar, seguida por Unicamp (233º lugar), UFRJ (380º lugar), Unifesp (420º lugar) e Unesp (493º lugar).
Apesar de não figurar entre as 100 melhores do mundo, a USP vem subindo no ranking. Em 2017, ocupava o 121º lugar, passou para o 118º em 2018 e, ano passado, chegou ao 116º.
10 melhores universidades do mundo
- Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), EUA
- Universidade de Stanford, EUA
- Universidade de Harvard, EUA
- Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), EUA
- Universidade de Oxford, Reino Unido
- Escola Politécnica Federal de Zurich, Suíça
- Universidade de Cambridge, Reino Unido
- Imperial College London, Reino Unido
- Universidade de Chicago, EUA
- Universidade College London, Reino Unido
Catorze universidades brasileiras aparecem entre as mil melhores universidades do mundo deste ano, de acordo com o ranking.
A Universidade de Buenos Aires, na Argentina, foi considerada a melhor universidade da América Latina, em 66º lugar.
Lidera o ranking pelo nono ano consecutivo o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos.
Em seguida, estão a Universidade de Stanford (EUA), a Universidade de Harvard (EUA), o Instituto de Tecnologia da Califórnia (EUA) e a Universidade de Oxford (Reino Unido), respectivamente.
Apesar da predominância de instituições de ensino americanas no topo do ranking, o número de universidades dos EUA entre as 100 melhores do mundo caiu de 32 para 27 nos últimos cinco anos.
O ranking, divulgado nesta quarta-feira (10 de junho) e publicado anualmente, leva em conta entrevistas com acadêmicos e empregadores, o impacto de pesquisas desenvolvidas pelas universidades com base em citações em publicações acadêmicas e o índice h, que mede o número de citações vinculadas a um pesquisador e o número de estudantes e professores internacionais, entre outros fatores.
Trata-se de um indicador de referência para estudantes e professores sobre o desempenho acadêmico das universidades no mundo.
Completam a lista das dez melhores universidades do mundo a ETH Zürich (Suíça), em sexto lugar, a Universidade de Cambridge (Reino Unido), em sétimo, a Imperial College (Reino Unido), em oitavo, a Universidade de Chicago (EUA), em nono, e a UCL (Reino Unido), em décimo.
Enquanto isso, as universidades asiáticas melhoraram seu desempenho: 26 universidades na China, Coreia do Sul, Hong Kong, Japão, Cingapura, Malásia e Taiwan estão agora entre as 100 melhores.
10 melhores universidades do Brasil
- USP: 115
- Unicamp: 233
- UFRJ: 380
- Unifesp: 420
- Unesp: 493
- PUC-Rio: 651-700
- UFRMG: 651-700
- UFRGS: 701-750
- PUC-SP: 801-1000
- UnB: 801-100