#VaiTerCopa e #FestaJunina: União sim, exploração não!

A cada quatro anos, o Brasil inteiro para a fim de assistir aos jogos da seleção canarinho na Copa do Mundo de Futebol. Embora neste ano, com o mundial sendo realizado em território brasileiro, a Copa também tenha se tornado um tema de debate que ultrapassa a paixão nacional por esse esporte, a expectativa pelo momento de torcida e confraternização continua para grande maioria do povo do país.

É nesse instante de união que está apostando o Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Privados de Ensino de Anápolis e Região (Sinpror), cujo clube estará aberto para todos os professores e familiares para acompanhar em clima de festa as transmissões dos jogos da seleção brasileira, convidando a categoria para torcer junta pelo hexacampeonato.

fuleco

Além disso, como este é sempre um mês de festa no Brasil, com os tradicionais festejos juninos, o clima de alegria é ainda maior. Por isso, o Sinpro Alagoas vai promover, no dia 27 de junho, um dia antes do início das oitavais de final, o IV Forró do Fessô, que será realizado no Espaço Cultural dos Bancários, em Maceió.

forro

No entanto, este período de festas – acentuado pela Copa do Mundo – é também um momento que exige mais vigilância das entidades sindicais e da categoria, uma vez que não é incomum as instituições sobrecarregarem ainda mais os trabalhadores com atividades extraclasse, sem remuneração e ferindo o direito dos profissionais ao descanso. Tendo isso em vista, o Sinpro ABC já alertou sua base quanto ao aumento das atividades realizadas aos sábados pelas escolas, por conta das festas juninas e, neste ano, em especial, em decorrência da Copa do Mundo.

junina

Segundo o sindicato, é importante lembrar que:

– atividades aos sábados devem ser pagas como horas-extras, independentemente de constar no calendário escolar;

– no domingo é proibida a atividade do professor (conforme o Art. 319 da CLT);

– não está previsto o banco de horas para a categoria dos professores;

– convite: em uma relação de subordinação não existe “convite” para participação em eventos, mesmo os informais caracterizam uma convocação.

“Professor(a), caso haja alguma dúvida ou detecte irregularidades, entre em contato com o Sinpro ABC pelo telefone 4990-0700 ou sinpro@sinpro-abc.org.br. Nosso papel é auxiliá-lo(a) no que for preciso. Vamos lutar pelos nossos direitos!”

Da redação, com informações dos Sinpros ABC e Alagoas e do Sinpror

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo