VIII Congresso da Fetee/Sul debate perspectivas políticas – educacionais e econômicas – e elege nova diretoria

Globalização, mercantilização e as perspectivas econômicas pra o próximo ano foram os temas debatidos no último fim de semana em Porto Alegre, durante o VIII Congresso da Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino do Estado do Rio Grande do Sul (Fetee/Sul). A Contee foi representada pelo coordenador da Secretaria Geral, Cássio Filipe Galvão Bessa.

No primeiro dia foram apresentados três painéis para nortear o debate. O primeiro, intitulado “Políticas educacionais em um mundo globalizado”, ficou a cargo do professor Dr. Emir Simão Sader. Já no início da tarde a discussão foi sobre “A mercantilização do ensino privado no RS”, conduzida pelo professor Dr. Júlio Cesar Godoy Bertolin. Na sequência a professora Dra. Ecléia Conforto abordou “O ensino privado do RS e o cenário econômico para 2013”. Em seguida, o balanço de gestão e o plano de lutas foi apresentado, debatido e aprovado pelos delegados(as).

Já no domingo (16), reformulação estatutária e eleição da nova diretoria da Fetee/Sul ocuparam toda a manhã. Para o próximo triênio, a Fetee/Sul terá Valdir Graniel Kinn na coordenação-geral. “O fato e eu ser professor ligado a um sindicato do interior mostra a integração e a construção coletiva da nossa federação. A federação é um elo articulador das demandas dos trabalhadores da educação privada do Rio Grande do Sul”, destacou Kinn.
Ele enfatizou que o Conetee foi positivo tanto no sentido formativo, com as discussões propostas, quanto no político, com a conquista, depois de amplo debate, de um consenso em torno de uma chapa única. Para o próximo triênio, as perspectivas, segundo o coordenador-geral eleito, é o plano de metas que dá continuidade ao trabalho da Fetee/Sul como articuladora das políticas sindicais – inclusive na campanha salarial. “A federação não substitui os sindicatos, mas ajuda a articular a campanha.”

Além do fortalecimento das áreas jurídicas e de comunicação, Kinn ressaltou que a entidade dará continuidade às pesquisas sobre questões de saúde do trabalhador, desta vez focando nos técnicos administrativos.

Da redação, com informações da Fetee/Sul

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo