CONTEE participa da 8ª Conferência Nacional de Educação da CNTE

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) realiza, entre os dias 19 e 21 de setembro, a sua 8ª Conferência Nacional de Educação. A atividade, que acontece em Recife-PE, é organizada em parceria com a Internacional da Educação para a América Latina (IEAL), e tem o objetivo de fortalecer a aproximação cultural dos povos.

Representantes da CONTEE e de entidades filiadas participam da atividade. Entre os dirigentes presentes estão: Adércia Hostin, Secretária de Assuntos Educacionais da CONTEE, Jackson Bezerra, Secretário de Políticas Sociais, o diretor Manoel Henrique da Silva Filho, e os dirigentes sindicais José Geraldo Evangelista e Helmilton Jose Gonçalves Beserra.

A atividade está sendo transmitida ao vivo pela internet: http://www.livestream.com/jmsolucoestec

A 8ª Conferência da CNTE integra ainda o processo de debate, reflexão e elaboração coletiva Rumo ao Movimento Pedagógico Latino-americano, que teve início em Bogotá-Colômbia (dezembro de 2011) e que culminará na Conferência continental de educação, em 2013, no Recife, em comemoração aos 92 anos de nascimento de Paulo Freire – e acontece simultaneamente em diversos países da região.

Emir Sader

A palestra de abertura da Conferência foi realizada pelo sociólogo Emir Sader, sobre o tema: “O Papel do Estado na Defesa da Educação de Qualidade”. Sader destacou a contraposição dos governos e a crise mundial, na medida em que a sociedade vive um período de turbulência, contradições e dificuldades. “A hegemonia capitalista tem o fator de superioridade e está no plano ideológico, no modo de vida norte-americano, do individualismo. Esses valores são dominantes no Brasil”.

Durante a atividade, o presidente da CNTE, Roberto Leão, destacou a importância do debate democrático e da pauta de mobilização por uma educação de qualidade com a valorização dos profissionais. Entre as vitórias dos trabalhadores em educação, Leão destacou a aprovação dos 10% do PIB para o setor, como prova de que a mobilização é capaz de grandes conquistas.

América Latina

A integração latino-americana também mereceu destaque no encontro. A atividade integra o Movimento Pedagógico da América Latina. Nesse sentido, para Fernando Rodal, presidente da Confederação dos Educadores Americanos (CEA), “a luta pela educação brasileira e latino-americana tem que acontecer para transformar a consciência e como responsabilidade política e social”.

Já o presidente da Internacional da Educação para a América Latina, Hugo Yaski, reiterou a necessidade de “construir um modelo de educação publica que possamos lutar pela unidade latino-americana”.

A 8ª Conferência leva o nome do educador Paulo Freire que no dia 19 de setembro teria completado 91 anos. Freire nasceu em Recife e foi um dos maiores nomes da historia da educação brasileira e mundial.

Fonte: CNTE, com informações da redação

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também
Fechar
Botão Voltar ao topo