Empresa do interior de SP reduz jornada para 6 horas e produtividade cresce 25%

Trabalhadores comemoram mais tempo para o lazer, cuidar da saúde, ficar com a família e estudar. A empresa comemora aumento de produtividade, menos atestados médicos e trabalhadores mais cooperativos

A Solpack Agronet, empresa de Rio das Pedras, no interior de São Paulo, reduziu a jornada de trabalho para seis horas por dia, sem redução de salários e registrou aumento de 25% na produtividade, trabalhadores menos cansados e mais felizes com o tempo que agora têm para o lazer, para ficar com a família, cuidar da saúde e estudar.

A medida trouxe ganhos financeiros e a empresa aumentou o quadro de funcionários de 184 para 302. Além disso, foi registrada uma redução no número de atestados médicos, segundo a direção da empresa, porque agora há um tempo a mais de folga que eles podem usar para cuidar da saúde e fazer tratamentos, para além de apenas emergências médicas.

A nova jornada na empresa, que produz embalagens raschel (sacos plásticos para frutas) e telas para sombreamento para agricultura e uso decorativo, começou a ser implantada em 2020  na linha de produção.

O cansaço dos trabalhadores gerava um incomodo, disse ao G1 Alda Maria Car, diretora da empresa, que trocou os três turnos de oito horas por quatro turnos de seis horas e, para isso, contratou mais trabalhadores.

Depois de dois anos, com os resultados positivos, a direção da empresa estendeu a jornada de seis horas para os setores administrativos. Eles têm ainda 15 minutos de intervalo, e não podem, por lei, fazer hora extra. No caso do administrativo, são cinco dias de trabalho por semana. Na linha de produção, são seis. A empresa, que antes oferecia uma refeição, agora fornece um lanche para os colaboradores.

CUT

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo