Ganho real de salários e dos pisos é vitória da categoria no Estado do Rio de Janeiro

O Acordo Coletivo deste ano representa uma conquista dos professores do estado. Sob a liderança da Feteerj em parceria com os sindicatos filiados foram conquistados reajustes salariais, ganhos reais e a elevação do piso da educação infantil e do ensino médio.

Os ganhos respeitam as especificidades de cada região e/ou município. O reajuste salarial variou de 7,7% a 8%. Qualquer um dos dois representa a inflação medida pelo INPC mais um aumento real. Já os pisos da educação infantil até o 5º ano tiveram reajustes de até 15%, dependendo do município. Do 6º ao 9º ano a variação é de até 12%, a mesma do ensino médio.

A equiparação dos pisos salariais da Educação Infantil com o Ensino Médio é a luta da Federação e dos sindicatos para corrigir distorções históricas que incidem principalmente sobre as mulheres, a maioria das professoras (80%) da Educação Infantil.

Além dessa vitória, ainda foram alcançadas conseguiram a manutenção das cláusulas sociais e a inserção de uma cláusula que garante a bolsa de estudo até o final do ano para o professor dispensado – para aquelas regiões que ainda possuem tal previsão em suas convenções coletivas de trabalho.

Essa vitória fortalece a nossa categoria e marca mais um avanço na construção da Convenção Coletiva de Trabalho Unificada para os professores das instituições particulares de ensino no estado do Rio de Janeiro.

Da Feteerj

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  +  3  =  4

Botão Voltar ao topo