No 1° de maio, dirigentes e entidades reafirmaram defesa de quem trabalha na educação

Coordenador da Secretaria de Organização Sindical, Relações de Trabalho, Relações Institucionais e Juventude, Elson Paiva citou luta da Contee pela conquista do contrato nacional

O coordenador da Secretaria de Organização Sindical, Relações de Trabalho, Relações Institucionais e Juventude, Elson Paiva, que também é presidente do Sinpro-Rio, participou na segunda-feira da comemoração do 1° de maio, no Parque Madureira, na Zona Norte do Rio de Janeiro. E, no ato, falou sobre a campanha nacional da Contee pela valorização de quem trabalha nos estabelecimentos de ensino.

“Nós estamos aqui, mais uma vez, marcando posição em defesa da educação, contra a violência nas escolas, pela revogação do Novo Ensino Médio e na luta pelo piso nacional”, destacou.

Ele ressaltou que o piso nacional deve valer para quem atua na rede pública e também nas instituições privadas de ensino. E frisou, que a Confederação “defende um contrato nacional em defesa dos trabalhadores em educação, professores e técnicos administrativos” e que “nós, do Sinpro-Rio, defendemos professores e professoras neste 1° de maio”.


Retomada do desenvolvimento

Em Belo Horizonte, o coordenador-geral da Contee, Gilson Reis, em grande festa de rua, deu vivas à classe trabalhadora, pediu “Fora Zema” [Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais] e lembrou que “o Brasil votou com Lula”.

“É o primeiro 1° de maio do governo Lula”, declarou, e acrescentou que “já se indicam algumas mudanças estruturais na relação com o trabalho” no País.

“É muito importante que o mundo do trabalho retome seu papel protagonista nessa luta política pela reconstrução do Brasil”, disse Gilson. “Temos consciência de que somente com a valorização do trabalho e das condições de vida desses trabalhadores é que o Brasil poderá retomar um projeto de desenvolvimento à altura daquilo que nosso País precisa.”

Vale do Anhangabaú

Dirigentes da Contee e das entidades filiadas participaram dos atos pelo dia do povo trabalhador em todo o País. Em São Paulo, onde ocorreu a maior manifestação, no Vale do Anhangabaú, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ao lado de representantes das centrais sindicais, reiterou o aumento real do salário mínimo acima da inflação e a elevação do limite de isenção do Imposto de Renda para R$ 2.640, o equivalente a 2 salários mínimos.

Lula afirmou ainda que, até o final do mandato dele, em 2026, ele quer ampliar a faixa de isenção para quem ganha até R$ 5 mil.

Ao portal da Contee, o Sinpro Campinas e Região e o Sinprosasco exaltaram as respectivas participações no ato. “Este ano, a luta será norteada pelo lema ‘Emprego, Renda, Direitos e Democracia!”, publicou o Sinpro Campinas.

“O ato, que ocorreu na manhã desta segunda-feira, no Vale do Anhangabaú, reuniu milhares de trabalhadores e trabalhadoras, representados por sindicatos, centrais sindicais e movimentos sociais. A participação do presidente Lula marcou o ponto alto do dia, que também contou com a presença de diversas lideranças sindicais e shows de diversos artistas convidados”, celebrou o Sinprosasco.

“O 1º de Maio é um dia especial para os trabalhadores e trabalhadoras, pois marca um momento de celebrar as conquistas da classe trabalhadora e de reflexão para organizar os próximos passos das nossas lutas!”

Veja fotos dos sindicatos:

Fotos/Reprodução

Táscia Souza

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo