17 de Maio: Dia Internacional Contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia
“Toda população precisa se conscientizar e lutar contra a discriminação, na perspectiva da equidade, da diversidade e da tolerância”, defende Margot Andras
Hoje, 17 de maio, é o Dia Internacional Contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia. A data tem como objetivo coordenar eventos internacionais que aumentem a conscientização e o combate às violações dos direitos LGBTQIA+.
“Em tempos de Damares [Alves, ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos], é fundamental falar, discutir, refletir e denunciar o preconceito, a intolerância e a violência contra homossexuais, transexuais e transgêneros”, enfatiza a coordenadora da Secretaria da Defesa das Diversidades, Direitos Humanos e respeito às Etnias e Combate ao Racismo da Contee, Margot Andras.
“Toda população precisa se conscientizar e lutar contra a discriminação, na perspectiva da equidade, da diversidade e da tolerância”, defende.
Importância de criminalizar a homofobia
Segundo Margot, “é importante lembrar que a data visa trazer à tona o debate sobre os mais variados tipos de preconceitos contra as diferentes orientações sexuais e identidades de gênero, além de gerar o desenvolvimento de conscientização de todas pessoas sobre a importância da criminalização da homofobia”.
“Homofobia que é, além de preconceito, uma grave violação de direitos humanos”, completa. “Assim, é preciso conscientizar as pessoas sobre o bullying homofóbico, do qual os jovens são grandes vítimas, e suas consequências físicas e mentais.”
A dirigente da Contee destaca que, para além dos debates, são necessárias políticas públicas para tratar a questão. “Esta data é oportunidade para a organização de atividades que promovam e apoiem a igualdade de direitos dos homossexuais e da comunidade LGBTQIA+”, enfatiza a dirigente da Contee
Táscia Souza