19º Grito dos/as Excluídos/as: Juventude que ousa lutar constrói o projeto popular
Cidadãos de todo o país tomam as ruas neste sábado (7) no 19º Grito do/as Excluídos/as, um conjunto de manifestações realizadas no Dia da Pátria com a finalidade de chamar a atenção da sociedade para a exclusão social na sociedade brasileira. Não se trata de um movimento nem de uma campanha, mas de um espaço de participação livre e popular, em que os próprios excluídos, junto com os movimentos e entidades que os defendem, trazem à luz o protesto oculto nos esconderijos da sociedade e, ao mesmo tempo, o anseio por mudanças.
Neste ano, o tema do Grito dos/as Excluídos/as é “Juventude que ousa lutar constrói o projeto popular”. A ideia é apontar as dificuldades enfrentadas pelos jovens, como a violência e o extermínio, principalmente nas periferias das cidades. Entre as principais reivindicações está a defesa pelo protagonismo da juventude para a construção de um projeto de sociedade que garanta os direitos dos trabalhadores, trabalhadoras e de toda a população, como reforma urbana e agrária, saúde, educação e transporte público de qualidade.
Como entidade representativa dos trabalhadores e trabalhadoras em educação do setor privado, que lidam diariamente com a juventude, a Contee destaca a importância do tema e dessa mobilização social e popular por melhores condições de vida e um país mais justo.
Da redação