#64NuncaMais: Documentários da Contee reafirmam direito à memória

Para não esquecer. Para nunca mais acontecer.

Não é de hoje que a Contee defende o direito à memória como necessidade imprescindível, inclusive para defender a democracia no presente. E, às vésperas dos 60 anos do golpe de 1964, vale a pena reassistir dois documentários produzidos pela Contee e pela Treemídia sobre o enfrentamento à ditadura civil-militar que se instaurou no Brasil seis décadas atrás.

O primeiro é o documentário “Mulheres nos anos de chumbo” (2014), gravado por ocasião do cinquentenário do golpe. A produção mostra o depoimentos de 7 mulheres — Clara Charf, Gilse Cosenza, Liège Rocha, Hildegard Angel, Madalena Guasco, Maria Yvone Loureiro e Therezinha Zerbini — que, de diferentes maneiras, lutaram contra a ditadura e pela restauração da democracia.

Assista:

O segundo é parte do resultado da Comissão da Verdade dos Trabalhadores em Educação do Setor Privado de Ensino, instaurada pela Contee em 2014. Os depoimentos foram gravados em 2014 e 2015. A entrega do relatório final, incluindo 15 horas de gravações, foi feita oficialmente em 2016, durante o 9° Conatee — e, ironicamente, às vésperas do novo golpe, que derrubou a presidenta Dilma Rousseff.

Confira:

Foto: Adam Cuerden/Arquivo Nacional

Táscia Souza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo