Contee realiza pesquisa sobre as mulheres trabalhadoras na América Latina
Está expresso no Estatuto da Contee: à Secretaria de Gênero e Etnia da Confederação compete, entre outras funções: acompanhar as discussões, em âmbito nacional e internacional, de assuntos que envolvam a questão de gênero e etnia; propor, planejar e coordenar a organização de encontros e eventos, que aprofundem a compreensão sobre a questão de gênero e etnia na educação, na categoria e na sociedade; e subsidiar a diretoria com informações referentes às questões da mulher e às lutas de gênero e etnia.
Nessa luta cara à Contee, em defesa da igualdade de gênero e da emancipação da mulher, a pasta está realizando um levantamento sobre as mulheres trabalhadoras na América Latina. A pesquisa busca examinar as condições das mulheres nos vários setores – sociais, trabalhistas e previdenciários – dos países que integram o Cone Sul.
Para tanto, um questionário foi enviado às entidades filiadas a Internacional da Educação (IE) na América Latina a fim de colher informações que vão desde direitos reprodutivos até cotas de gênero na política, relações entre homens e mulheres no movimento sindical, proteção às mulheres trabalhadoras e os problemas enfrentados pelas trabalhadoras em educação de cada país.
“É de fundamental importância conhecer a realidade das entidades coirmãs para despertar possibilidades de avanço aqui do Brasil, inspirados pelas conquistas dos outros países. Da mesma forma, é importante levar até essas mesmas entidades informações sobre a nossa realidade, instigando-as também a lutar pelas melhorias que já conquistamos”, destaca a coordenadora da Secretaria de Gênero e Etnia da Contee, Rita Fraga.
O resultado da pesquisa será divulgado em breve no Portal da Contee e no Blogosfêmea.
Da redação