Sinpro Caxias: Nota de pesar – José Clemente Pozenato
É com imenso pesar que o Sinpro/Caxias recebeu a notícia do falecimento do professor e escritor José Clemente Pozenato.
No início dos anos 80, o professor Pozenato foi uma das lideranças do movimento que buscava a criação de um Sindicato dos Professores em Caxias do Sul. Naquela época, o Sinpro/RS representava todos os professores do estado, mas os docentes caxienses sentiam a necessidade de uma entidade local.
José Clemente Pozenato integrou a diretoria provisória eleita em 1982 com o objetivo de transformar a Associação Profissional dos Professores e Auxiliares de Administração Escolar de Caxias do Sul em sindicato, o que veio a se tornar realidade em 1986, com a liberação da carta sindical para o Sindicato dos Professores de Caxias do Sul.
Natural de São Francisco de Paula, Pozenato conquistou o título de Cidadão Caxiense. Atuou como professor e pró-reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Foi secretário de Cultura de Caxias do Sul e membro do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul. Deixa um grande legado literário, em crônicas, poesia e ficção, explorando crítica e realisticamente o cenário e as tradições da colonização italiana.
O romance histórico O Quatrilho, de autoria de Pozenato, foi transformado em filme e indicado ao Oscar.
José Clemente Pozenato foi membro da Academia Sul-Brasileira de Letras e da Academia Rio-Grandense de Letras e recebeu inúmeras distinções.