Universidade brasileira é destaque novamente em ranking internacional como melhor da América Latina
Pela terceira vez consecutiva, a instituição integra os 150 primeiros lugares mundiais entre instituições de ensino superior e se destaca como melhor da região
Pela terceira vez consecutiva, a Universidade de São Paulo (USP) integra os 150 primeiros lugares mundiais entre instituições de ensino superior e se destaca em um ranking internacional de educação como a melhor universidade da região latino-americana.
A classificação mais recente foi divulgada na última sexta-feira (15) pelo Academic Ranking of World Universities (ARWU) 2025, produzido pela consultoria chinesa Shanghai Ranking Consultancy, que avalia mais de 2.500 universidades ao redor do mundo e seleciona as mil melhores.
Segundo o ranking, a USP ocupa a faixa entre a 101ª e a 150ª posição global e mantém a liderança como a melhor universidade da América Latina. Além dela, outras duas universidades do eixo paulista se destacam: a Unesp e a Unicamp, que figuram entre as 500 melhores do mundo, na faixa entre a 401ª e a 500ª posição.
Ao todo, foram 18 universidades brasileiras entre as mil classificadas pelo ranking, cujo topo continua dominado por universidades norte-americanas: a Harvard University segue em primeiro lugar pelo 23º ano consecutivo, seguida pela Stanford University e pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) em terceiro.
Entre as 10 primeiras instituições, apenas duas não são norte-americanas: as britânicas Cambridge (em quarto) e Oxford (em sexto).
Publicado desde 2003, o ARWU é considerado um precursor dos rankings universitários globais e se baseia em seis indicadores de excelência acadêmica:
- Número de ex-alunos vencedores de Prêmios Nobel e medalhas Fields;
- Número de docentes laureados com Prêmios Nobel e medalhas Fields;
- Número de pesquisadores mais citados mundialmente em suas áreas;
- Quantidade de artigos publicados nas revistas Nature e Science;
- Número de artigos indexados no Science Citation Index – Expanded e no Social Sciences Citation Index;
- Desempenho de pesquisas per capita, ajustado pelo tamanho da instituição.
Segundo a Shanghai Ranking Consultancy, a metodologia privilegia o impacto e a qualidade da pesquisa científica, além do reconhecimento acadêmico internacional, o que permite uma avaliação objetiva e comparável das universidades no mundo todo.





