Portal da Contee resgata atividades promovidas pela Confederação em 2014
Hoje, 2 de fevereiro, marca o início do ano letivo para grande parte dos trabalhadores e trabalhadoras em educação, tanto docentes quanto técnicos administrativos. Mas aqui, no Portal da Contee, depois de termos passado janeiro com uma retrospectiva da TV Contee e dicas culturais para as férias, queremos aproveitar esta segunda-feira para mais uma retrospectiva: a das atividades realizadas pela Confederação ao longo de 2014. De certa forma, as temáticas abordadas no ano passado continuarão a nortear nossos debates e atividades neste 2015, ano em que a Contee completa 25 anos de atuação.
Em janeiro do ano passado, nossa principal atividade foi o VII Encontro dos Trabalhadores Administrativos e Auxiliares lembre aqui e aqui, que debateram e aprofundaram temas de relevância para a categoria como a terceirização, que ainda se encontra na ordem do dia. Em janeiro também realizamos, no dia 30, uma reunião com os delegados e delegadas da Conferência Nacional de Educação (Conae/2014), na qual aprovamos uma nota pública manifestando a crítica e a indignação da Contee em relação ao adiamento da Conferência.
Em fevereiro, foi a vez do II Seminário de Sustentação Financeira, dando continuidade ao processo de fortalecimento político e econômico das entidades filiadas à Contee. A Conae voltou à pauta na reunião, convocada pela Contee, das entidades e organizações nacionais que defendem a educação, a fim de tratar coletivamente das ações a serem tomadas frente ao adiamento da Conferência. No encontro, as entidades reunidas elegeram o Plano Nacional de Educação (PNE) como pauta prioritária e defenderam o fortalecimento do Fórum Nacional de Educação (FNE).
No mês de março, a Confederação participou da segunda reunião das entidades nacionais, com o propósito de tratar da organização da Plenária Nacional de Educação. Também foi realizado o X Seminário Jurídico da Contee, reafirmando o combate às tentativas de subtrair direitos dos trabalhadores. No fim do mês foi promovido o evento “A mulher nos anos de chumbo”, com lançamento do calendário e do programa especial da TV Contee, e instaurada a Comissão da Verdade dos Trabalhadores em Educação do Setor Privado de Ensino (lembre aqui).
Em abril, a Diretoria Plena se reuniu em São Paulo e tratou, entre outros pontos, da conjuntura educacional brasileira. Já em maio, por solicitação da Contee, a Confederação se reuniu com deputados como Alessandro Molon (PT-RJ) e Paulo Rubem Santiago (PDT-PE) para discutir questões referentes ao PNE.
No mês de julho, as entidades nacionais voltaram a se encontrar na reunião preparatória para a Plenária Nacional de Educação. E a Plenária propriamente dita foi realizada em agosto, com a aprovação do manifesto “A educação tem que ser compromisso prioritário”. No fim do mês ainda teve reunião do Coletivo Jurídico, com o objetivo de discutir as alterações das regras para Embargos Declaratórios e Recurso de Revista constantes da Lei 13.015/2014.
Em outubro, o Conselho de Federações debateu o reflexo da oligopolização do ensino nas mesas de negociação. A reunião de trabalho, preparatória para o XVII Conselho Sindical (Consind), pautou-se por duas questões: como está o quadro de concentração e de articulação patronal em cada região e como essa concentração tem tido impacto ou não nas negociações salariais. O Consind foi realizado do dia 31 de outubro ao dia 2 de novembro, em São Paulo.
Em novembro, a Contee promoveu vários debates durante a Conae/2014, com intensos debates e forte mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras do setor privado, além de atuação importante nas plenárias de eixo e na mesa de interesse contra a mercantilização e do lançamento do manifesto em defesa do SNE e da regulamentação da educação privada.
Em dezembro, mais um encontro do Coletivo Jurídico – que incluiu na pauta questões sobre o FGTS – e uma reunião do Conselho Fiscal encerraram as atividades promovidas pela Contee. Sem falar nas reuniões mensais da Diretoria Executiva, sempre atenta aos temas de interesse da categoria.
Da redação