Contee participa de Reunião e Fórum do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do México

Entre os dias 16 e 18 de março, a Contee, representada pela coordenadora da Secretaria de Políticas Internacionais, Maria Clotilde Lemos Petta, participou da Reunião do Comitê Executivo da Confederação dos Educadores Americanos (CEA) e Fórum: Formação e Profissionalização docente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores em Educação do México (SNTE), que representa mais de 1 milhão de trabalhadores. Os encontros aconteceram na Fundação Centro Cultural do México Contemporâneo.
Integrantes do Comitê do CEA (Uruguai, Argentina, Brasil, Venezuela, Panamá e México) participaram da reunião e cerca de 700 dirigentes sindicais e docentes de cidades da região da Cidade do México participaram do Fórum que também contou com a presença de autoridades.
Durante a Cerimônia de Abertura do Fórum, o SNTE abriu espaço para a coordenadora da Contee, Maria Clotilde, que expôs a situação política do Brasil sendo muito aplaudida pelos presentes. “O Encontro foi muito produtivo. Em minha fala procurei mostrar que neste momento a questão fundamental é a luta pela democracia e contra o golpe. A reação foi uma demonstração de solidariedade dos trabalhadores em educação do México em relação à luta que estamos travando no Brasil”, avaliou Maria Clotilde.
Também ocorreram sessões do Trabalho do Comitê Executivo nas quais foi definido plano de ação para o próximo período. Além disso, foi aprovado um manifesto sobre a situação política da América Latina e Caribe, incluindo a denúncia da tentativa de golpe no Brasil.







