Direção da CONTEE marca presença em Brasília
No último dia 6 de julho, membros da diretoria executiva da CONTEE desembarcaram em Brasília-DF para um intenso dia de trabalho no Congresso Nacional, em defesa das emendas da entidade ao PL do novo Plano Nacional de Educação e também para atividades das Centrais Sindicais.
Relator do PNE recebe diretores da CONTEE
Primeiramente, a direção foi recebida em audiência pelo relator no novo PNE, Dep. Ângelo Vanhoni (PT-PR). Na ocasião a CONTEE destacou a necessidade de artigo que institua o Sistema Nacional de Educação no novo PNE, foco central das emendas elaboradas pela entidade. (Conheças as emendas aqui).
Secretária de Assuntos Educacionais da CONTEE, Adércia Hostin; Coordenadora Geral da CONTEE, Madalena Guasco Peixoto; Dep. Ângelo Vanhoni (PT-PR); Secretária Geral da CONTEE, Cristina Castro; Secretária de Formação e Políticas Sociais, Rita Fraga
Segundo a Coordenadora Geral da CONTEE, Madalena Guasco Peixoto, a audiência foi muito bom. “Tivemos a oportunidade de falar sobre as nossas emendas, com destaque à incorporação do Sistema Nacional de Educação no Projeto de Lei, bem como em relação à valorização dos profissionais da educação, que não pode ser apenas para os trabalhadores que atuam na escola pública, e a questão da gestão democrática, tanto para as instituições publicas como privadas. De acordo com Madalena, o relator ressaltou que a gestão democrática nas instituições de ensino públicas e privadas tem se constituído numa das questões mais polêmicas do PL.
Durante o encontro, o relator se colocou a disposição da CONTEE e falou sobre o seu trabalho, indicando que pretende apresentar o relatório em setembro.
Presença da Comissão de Educação
O trabalho da direção da CONTEE no Congresso se estendeu à audiência na Comissão de Educação, quando recebeu destaque na fala dos deputados, que citaram as emendas ao PNE da CONTEE, CNTE e UNE, e destacaram a presença dos diretores da Confederação na atividade. De acordo destaque feita pela Secretária de Formação e Políticas Sociais da CONTEE, Rita Fraga, a deputada Alice Portugal enalteceu a emenda proposta pela CONTEE que coincide com PL de sua autoria, que estabelece a limite para a entrada do capital estrangeiro na educação.
Na oportunidade, o presidente da CNTE, Roberto Leão, também lançou a Jornada de Lutas da entidade, destacando a luta pelo Piso Nacional do Magistério, o novo PNE e o Plano de Carreira.
Secretária de Assuntos Educacionais da CONTEE, Adércia Hostin; Coordenador Regional Sul da CONTEE, Cássio Bessa; Presidente da CNTE, Roberto Leão; Secretária Geral da CONTEE, Cristina Castro..
Acesse AQUI, em áudio e vídeo, as intervenções dos parlamentares e demais convidados, durante audiência da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, em Brasília, dia 6 de julho de 2011.
Professores no PRONATEC
Os diretores da CONTEE aproveitaram a presença no Congresso Nacional para apresentar a diversos parlamentares as propostas da entidade ao PL do novo PNE e outras lutas. Entre eles, o Dep. Antônio Carlos Biffi (PT-MS), relator do PL 1209/11, na Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, ao qual foi entregue proposta de Emenda para obrigatoriedade de contratação de professores para liberação dos recursos do PRONATEC.
Legenda: Secretária de Assuntos Educacionais da CONTEE, Adércia Hostin; Dep. Antônio Carlos Biffi; Coordenador Regional Sul da CONTEE, Cássio Bessa; Secretária Geral da CONTEE, Cristina Castro.
Férias
A Secretária de Assuntos Educacionais da CONTEE, Adércia Bezerra Hostin, participou de uma reunião com o relator do Projeto de Lei 885, Deputado Artur Bueno (PT-CE). O projeto, de autoria do Deputado Alessandro Molon (PT/RJ), trata do período de férias e recesso dos docentes dos estabelecimentos de ensino públicos e privados, propondo o estabelecimento da “simultaneidade e a integralidade do mês de janeiro, anualmente, para o gozo das férias dos docentes dos estabelecimentos de ensino públicos e privados, bem como as duas últimas semanas do mês de julho para o seu recesso”.
Da redação