Sinpro-Rio: Sindicato homenageia os 100 anos do grande educador Paulo Freire

“O que me surpreende na aplicação de uma educação realmente libertadora é o medo da liberdade” (Paulo Freire)

O Sinpro-Rio completou 90 anos neste ano em que Paulo Freire completa seu centenário. Nascido em 1921, Paulo Freire tinha 10 anos quando o Sinpro-Rio veio ao mundo e, certamente, o futuro Patrono da Educação Brasileira já levava muitas perguntas na cabeça de criança, que vieram a ser desenvolvidas, respondidas e disseminadas mais tarde.
Podemos afirmar que Paulo Freire sempre esteve ao nosso lado em sua vida de educador. Sempre foi uma espécie de irmão mais velho, aquele que passa suas experiências aos caçulas para que estes possam caminhar com os próprios pés.

O Sinpro-Rio não tem um professor, uma professora em seu quadro de diretoria que não reverencie Paulo Freire. Não há como. Entendemos que ser professor é ter Paulo Freire como mestre.

E como ser diferente em relação a quem afirmou: “O professor é, naturalmente, um artista, mas ser um artista não significa que ele ou ela consiga formar o perfil, possa moldar os alunos. O que um educador faz no ensino é tornar possível que os estudantes se tornem eles mesmos.”

E é por não querer que as pessoas se tornem elas mesmas que uma certa elite preconceituosa, dominante na economia, é contra Paulo Freire. E, por ser contra o educador, dissemina mentiras na tentativa de distanciá-lo daqueles que vieram ao mundo para serem eles mesmos.

Remando contra esta maré de maledicência, o Sinpro-Rio sempre enalteceu o seu irmão mais velho. No nosso dia a dia, ao levarmos nossas experiências aos estudantes, levamos Paulo Freire.

Preparando-se para o centenário do mestre, o Sinpro-Rio montou, em 2019, um estande em sua homenagem, na Bienal do Livro do Rio de Janeiro – o Espaço Paulo Freire. Lá, recebemos professoras e professores, e contamos com a presença daquela que viveu ao lado dele, a sua companheira, também educadora, Nita Freire.

Em 2020, a agenda confeccionada pelo Sinpro-Rio foi toda sobre Paulo Freire, da capa à contracapa, com o miolo, mês a mês, dia a dia, trazendo a palavra do mestre.

Neste 2021, realizamos “lives” sobre Paulo Freire, produzimos um vídeo com Nita Freire falando sobre o educador, sua obra, sua trajetória, divulgamos escritos e a peça teatral “Paulo Freire – O Andarilho da Utopia”, de Junio Santos e homenageamos Paulo Freire na Guia da Escola do Professor (segundo semestre).

Do Sinpro-Rio

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo