Nova rodada da pesquisa Genial/Quaest mostra Lula com 44% e Bolsonaro com 26%

O resultado traz pequenas variações em relação às pesquisas anteriores

Antes de as definições ou oficializações das candidaturas presidenciais, as pesquisas que aferem as intenções de voto nas pré-candidaturas ao Planalto seguem sem alterações substantivas.

É o caso da Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (16).

Pela pesquisa da Quaest para a Genial Investimentos, o cenário que vem sendo demonstrado por outros levantamentos, aponta pequena aproximação do presidente Jair Bolsonaro (PL) do candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, na corrida ao Planalto.

PESQUISA ESTIMULADA

No primeiro cenário da pesquisa estimulada, Lula aparece com 44%, 1 ponto percentual abaixo do que foi registrado em fevereiro (45%).

Bolsonaro aparece com 26%, 3 pontos percentuais acima do que tinha na rodada anterior (23%). Sergio Moro (Podemos) e Ciro Gomes (PDT) estão com o mesmo percentual que tinham, ambos com 7%.

O mesmo ocorreu com João Doria (PSDB), que manteve o percentual de 2%. Doria empata com André Janones (Avante), que também aparece com 2%. Simone Tebet (MDB) tem 1%. E Felipe D’Ávila (Novo) não pontuou nessa rodada.

SEGUNDO CENÁRIO

Noutro cenário, em que também é testado o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), Lula cresceu 1 ponto e Bolsonaro caiu 1 ponto. Lula ficou com 45% e Bolsonaro com 25%.

Moro perdeu 1 ponto e passou para 6%. Ciro manteve os 7%. Doria e Janones seguiram com 2%. O mesmo com Simone Tebet, com 1%. E Eduardo Leite apareceu também com 1%.

Lembre-se, Leite ainda não é pré-candidato.

Há movimentos de Leite para ele deixar o PSDB e migrar para o PSD, partido de Gilberto Kassab, que já anunciou que a legenda pode vir a ter candidato próprio à Presidência da República.

TERCEIRO CENÁRIO

Num terceiro cenário, aponta-se concentração do número de candidatos. Nesse, Eduardo Leite foi mantido e Moro, Doria, Janones, Simone Tebet e Felipe D’Ávila foram excluídos.

Nesse caso, os chamados candidatos polares, Lula e Bolsonaro, cresceram. O primeiro tem 48% e o segundo 28%. Ciro 8%. E Eduardo Leite 3%.

Diante dos três cenários apresentados por meio da pesquisa, e fazendo-se uma média entre esses, Lula manteve-se na faixa de 46%. Todavia, Bolsonaro oscilou para mais e subiu da faixa de 24% para 26%. O que está dentro da margem de erro, portanto, sem grande significado no contexto da disputa.

A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 13 de março. Foram ouvidos 2 mil eleitores. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para baixo ou para cima.

Hora do Povo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo