Ganho real de salários e dos pisos é vitória da categoria no Estado do Rio de Janeiro
O Acordo Coletivo deste ano representa uma conquista dos professores do estado. Sob a liderança da Feteerj em parceria com os sindicatos filiados foram conquistados reajustes salariais, ganhos reais e a elevação do piso da educação infantil e do ensino médio.
Os ganhos respeitam as especificidades de cada região e/ou município. O reajuste salarial variou de 7,7% a 8%. Qualquer um dos dois representa a inflação medida pelo INPC mais um aumento real. Já os pisos da educação infantil até o 5º ano tiveram reajustes de até 15%, dependendo do município. Do 6º ao 9º ano a variação é de até 12%, a mesma do ensino médio.
A equiparação dos pisos salariais da Educação Infantil com o Ensino Médio é a luta da Federação e dos sindicatos para corrigir distorções históricas que incidem principalmente sobre as mulheres, a maioria das professoras (80%) da Educação Infantil.
Além dessa vitória, ainda foram alcançadas conseguiram a manutenção das cláusulas sociais e a inserção de uma cláusula que garante a bolsa de estudo até o final do ano para o professor dispensado – para aquelas regiões que ainda possuem tal previsão em suas convenções coletivas de trabalho.
Essa vitória fortalece a nossa categoria e marca mais um avanço na construção da Convenção Coletiva de Trabalho Unificada para os professores das instituições particulares de ensino no estado do Rio de Janeiro.
Da Feteerj