Cidadania e Paz nas Escolas promove reunião
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) promoveu na manhã desta terça-feira, 18, reunião com os diretores das escolas da rede estadual que aderiram ao Programa Cidadania e Paz nas Escolas. O encontro aconteceu no auditório do Anexo III do Complexo Administrativo e Pedagógico da Seed.
A coordenadora do Programa, Maria Angélica Costa, disse que o encontro serviu para promover a integração das ações realizadas nas unidades escolares que aderiram ao programa, com o alinhamento do tema das palestras a ser abordado, além das necessidades de cada escola. “O Nosso trabalho é continuado. Essa reunião é de suma importância para o intento da valorização dos trabalhos desenvolvidos, como também para a prática de se receber o feedback das escolas”, disse.
Na oportunidade, houve a explanação de Telma Delmonde, parceira do Programa Cidadania e Paz nas Escolas, que discorreu sobre “o que é ser gestor”. Telma é administradora com formação em antropologia, estudos para a paz e resolução de conflitos. Também é pós-graduada em Negócios pela UFBA, em Consultoria Empresarial pela UFSC, além de especialista em Gestão Cultural.
Logo depois, Raquel Delmondes, administradora com formação em Estudos Para a Paz e Resolução de Conflitos, além de Gestão de Pessoas e Negócios, abrilhantou o encontro com apresentação musical e mensagens de paz para todos os diretores que estiveram presentes.
Experiências
A diretora Rozimere Ribeiro Silva, da Escola Estadual Normélia Araújo Melo, disse que por estar há pouco tempo à frente da escola, ainda não está totalmente inteirada das ações do Cidadania e Paz. Mas garantiu que, apesar disto, a reunião foi muito produtiva em virtude de despertar um maior interesse no trabalho de luta para construir uma cultura de paz nas escolas.
A sua colega, professora Simone Santos Moraes Limeira, diretora da Escola Estadual Professora Neide Mesquita, destacou a comunhão existente entre a comunidade, escolas e os órgãos públicos. “Minha escola está trabalhando há um ano com o Programa. Já estamos verificando os resultados positivos, tanto no decréscimo verificado nos números da violência, nas discussões de temas que não eram discutidos em sala de aula, como na participação dos alunos e da comunidade como fortalecedora”, informou a diretora.
Do Sinpro Maceio e Região