A Contee é contra a privatização das escolas estaduais do Paraná
A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino – Contee externa sua profunda indignação e repúdio ao Projeto de Lei n° 345/2024 que prevê a privatização e terceirização da gestão escolar. A medida está tramitando em regime de urgência na Assembleia do Estado do Paraná (Alep) e afronta o direito à educação pública democrática, inclusiva e de qualidade.
A mercantilização das escolas da rede estadual do Estado é inadmissível. O Programa “Parceiro da Escola” representa um verdadeiro desmonte da educação pública. Trata-se de mais uma iniciativa neoliberal e arbitrária do governo de Ratinho Júnior (PSD), um “pacote de maldades” focado em favorecer as estruturas elitistas.
O projeto já foi aprovado em primeiro turno e voltará ao plenário para o segundo turno de votação nesta quarta (5). Não houve nenhuma rodada de discussão com a comunidade escolar envolvida, nada de diálogo com as entidades de classe. Todos os esforços são necessários para barrar essa iniciativa antidemocrática, que prioriza os interesses do mercado e desconsidera a mesa de negociação.
Em tempo, a Contee externa total apoio aos professores (as), funcionários (as) da educação, estudantes e movimentos sociais diversos que ocuparam o centro de Curitiba para protestar contra o PL mencionado. Ontem (3), cerca de 20 mil pessoas participaram da marcha.
Nossa plena solidariedade ao movimento grevista dos (as) companheiros (as) do Paraná. Privatizar e terceirizar a gestão escolar não soluciona as precariedades existentes dentro do sistema educacional. É investindo recursos públicos no segmento que os governantes transformam a realidade e colaboram com a construção de uma sociedade mais plural e justa.
Sigamos na trincheira da resistência em defesa da educação pública de qualidade e inclusiva. Sigamos na luta pelo reconhecimento dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras. A mobilização é legítima e não pode parar.
Brasília, 04 de junho de 2024.
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino – Contee