#AbaixoaLeidaMordaça: Sinpronorte lança série de vídeos em defesa da liberdade de expressão nas escolas

O Sinpronorte, de Joinville (SC) lançou uma série de vídeos no YouTube em campanha contra a Lei da Mordaça, que tenta censurar e criminalizar professores. Joinville é um dos municípios onde tramita projeto de lei do movimento Escola Sem partido, que, na verdade, além de ser, a despeito do nome, ligado a partidos conservadores, visa proibir a liberdade de expressão nas escolas. Na cidade catarinense, a proposta é de autoria da vereadora pastora Léia (PSD).

Os vídeos produzidos pelo sindicato trazem depoimentos do professor Jonas Vieira, que leciona geografia na escola municipal Almirante Boiteux (Araquari-SC), do professor Fernando de Assis, que dá aulas de história na escola estadual Gertrudes Benta Costa, do professor do departamento de matemática da UDESC, Fernando Sasse e da advogada do Centro de Direitos Humanos, Cynthia Pinto da Luz.

O Sinpronorte destaca que a aprovação e aplicação da Lei da Mordaça significa limitar o desenvolvimento dos estudantes. ‘‘O projeto tem impacto direto na formação social e política, mas também impacta em questões como nas ciências biológicas e até literatura’’, cita o sindicato. ‘‘De acordo com o projeto, falar de Darwin em uma sala de aula com estudantes cristãos poderia render severas punições ao professor’’.

Acesse aqui a playlist dos vídeos

Da redação, com informações de Eduardo Schmitz — jornalista do Sinpronorte

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também
Fechar
Botão Voltar ao topo