Atenção entidades da Região Nordeste: De olho nas eleições e nos candidatos do seu estado
Dando continuidade à divulgação da radiografia das eleições 2014 por região brasileira, como base no completo estudo elaborado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) em relação aos candidatos ao governo e ao Congresso Nacional em todos os estados do país, o Portal da Contee chama hoje (7) a atenção das entidades da Região Nordeste. A Confederação lembra que uma das funções de uma entidade sindical é a politização dos trabalhadores e trabalhadoras e que é fundamental inserir as pautas da categoria no debate eleitoral e ter ciência da importância de eleger representantes que de fato estejam alinhados com os anseios da classe trabalhadora.
Em Alagoas, onde estão o Sinpro AL e o Sintep Maceió, nove candidaturas foram apresentadas para disputar o Palácio da República dos Palmares em outubro: Renan Filho (PMDB), Benedito de Lira (PP), Mário Agra (PSOL), Joathas Albuquerque (PTC), Coronel Goulart (PEN), Golbery Lessa (PCB), Jeferson Piones (PRTB), Luciano Balbino (PTN ) e Eduardo Tavares (PSDB). Piones e Tavares, contudo, desistiram da candidatura e, até o fechamento do levantamento feito pelo Diap, os substitutos não haviam sido oficializados.
Na disputa pela única vaga no Senado, são oito na disputa: o atual senador Fernando Collor (PTB), a ex-senadora e atual vereadora Heloísa Helena (PSOL), o procurador do estado Omar Coelho (DEM), Marcos Aguiar (PTN), Elias Barros (PTC), Eduardo Magalhães (PSDB), Oldemberg Paranhos (PRTB) e Coronel Brito (PEN).
Dos nove atuais deputados federais, seis concorrerão à reeleição para a Câmara dos Deputados. Ao todo, 122 candidatos apresentaram seus nomes, mas dez já foram considerados inaptos, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Veja aqui a análise completa sobre o Alagoas
Na Bahia, onde estão o Sinaes-BA e o Sinpro-BA, seis candidatos disputarão o governo baiano: o ex-governador Paulo Souto (DEM), a senadora Lídice da Mata (PSB), o deputado federal Rui Costa (PT), Marcos Mendes (PSOL), Rogério da Luz (PRTB) e Renata Mallet (PSTU).
Já na disputa pelo Senado concorrem: a ex-ministra do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) Eliana Calmon, o ex-deputado federal Geddeal Vieira Lima (PMDB), o vice-governador Otto Alencar (PSD), Hamilton Assis (PSOL) e Adson Gomes (PEN).
Por sua vez, 371 candidaturas foram apresentadas para concorrer às 39, sendo que 24 foram consideradas inaptas, segundo o TSE. Dos atuais mandatários, apenas seis não estão disputando a reeleição.
Veja aqui a análise completa sobre a Bahia
No Maranhão do Sinterp-MA, seis candidatos disputarão o Palácio dos Leões: o ex-deputado federal Flávio Dino (PCdoB), o suplente de senador Lobão Filho (PMDB), Luís Antônio Pedrosa (PSOL), José Luís Lago (PPL), Josivaldo Correa Silva (PCB) e Saulo Arcângeli (PSTU).
Para o Senado, também foram seis as candidaturas apresentadas: o vice-prefeito de São Luiz, Roberto Rocha (PSB), o deputado federal Gastão Vieira (PMDB), Marcos Silva (PSTU), Haroldo Saboia (PSOL), Gersão (PPL) e Evan de Andrade (PCB).
Na corrida à Câmara, dos 18 deputados federais atuais, 13 concorrerão à reeleição. No total, de acordo com o TSE, 263 se inscreveram na disputa, mas 39 estão inaptos.
Veja aqui a análise completa sobre o Maranhão
Na Paraíba do Sintenp Campina Grande e Sinteenp-PB, mais uma vez são seis os candidatos que disputarão o Palácio da Redenção: o atual governador Ricardo Coutinho (PSB), o senador Cássio Cunha Linha (PSDB), o senador Vital do Rêgo Filho (PMDB), Antônio Radical (PSTU), Tárcio Teixeira (PSOL) e Major Fábio (PROS).
Para o Senado, cinco concorrentes estão na disputa: o ex-deputado Wilson Santiago (PTB), o ex-senador José Maranhão (PMDB), o irmão do prefeito de João Pessoa Lucélio Cartaxo (PT), Walter Brito (PTC) e Nelson Júnior (PSOL). Outros três candidatos se inscreveram, mas foram considerados inaptos, segundo o TSE.
Em relação à Câmara, nove dos 12 atuais deputados federais concorrerão à reeleição. Ao todo, 61 candidaturas foram apresentadas , das quais 14 estão inaptas para o TSE.
Veja aqui a análise completa sobre a Paraíba
Em Pernambuco, onde estão o Sinpro PE e o Sinteepe PE, nas eleições de outubro, seis candidatos disputarão o Palácio Campo das Princesas: Armando Monteiro (PTB), Paulo Câmara (PSB), Jair Pedro (PSTU), Pantaleão (PCO), Zé Gomes (PSOL) e Miguel Anacleto (PCB). A sétima candidatura foi considerada inapta pela Justiça Eleitoral.
A disputa para o Senado Federal conta com cinco candidatos: o ex-ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra (PSB), o deputado federal João Paulo Lima (PT), Albanise Pires (PSOL), Oxis (PCB) e Simone Fontana (PSTU).
No total, 117 candidaturas foram apresentadas à Câmara, mas três estão inaptas, conforme o TSE.
Veja aqui a análise completa sobre Pernambuco
No Piauí do Sinpro-PI, estado que fecha o sexteto de estados nordestinos com entidades filiadas à Contee, são sete os candidatos na corrida ao Palácio do Karnak: o atual governador Zé Filho (PMDB), o senador Wellington Dias (PT), o ex-governador Mão Santa (PSC), Maklandel Aquino (PSOL), Daniel Solon (PSTU), Neto Sambaiba (PPL) e Lourdes Melo (PCO).
Para o Senado, cinco concorrem à única vaga em disputa em 2014: o ex-governador Wilson Martins (PSB), o ex-prefeito de Teresina Elmano Férrer (PTB), Geraldo Carvalho (PSTU), Gustavo Henrique (PSC) e Professor Claudionor (PPL). A sexta canditadura foi considerada inapta pela Justiça Eleitoral.
Por fim, no que toca à Câmara dos Deputados, 112 se candidataram e 25 foram considerados inaptos, de acordo com o TSE. Dos dez atuais deputados federais, nove estão buscando a reeleição.
Veja aqui a análise completa sobre o Piauí
Acesse o estudo completo de todos os estados feito pelo Diap
Com informações do Diap e do TSE