Atos “Fora Temer” levam milhares às ruas: Contee presente!

Milhares de pessoas saíram ontem (31) às ruas de cidades de todo o país e de diversas capitais do mundo – como Paris, Londres, Lisboa, Berlim e Amsterdã – para protestar contra o golpe e pedir “Fora Temer” e a restauração da democracia no Brasil. Em São Paulo, maior cidade do país, mais de 60 mil pessoas participaram da concentração no Largo da Batata e da passeata que seguiu até as proximidades da casa do presidente golpista Michel Temer.

A coordenadora-geral da Contee, Madalena Guasco Peixoto, participou do ato na capital paulista. “Domingo de luta! Governo golpista, antidemocrático! Os retrocessos são imensos para os trabalhadores, estudantes, usuários do SUS, pensionistas, à democracia. Para os milionários, devedores do INSS e de grandes somas à receita, capital financeiro, tudo! Aliás, o discurso desses é cada vez mais moralista e cada vez mais próximo do que dizia a rainha da França às vésperas da revolução. A mídia golpista tudo justifica!!! É a crise, corrupção, os gastos em educação e saúde, os gastos sociais que são absurdos… Enfim. Domingo de Luta!!!!”, escreveu em sua página no Facebook.

13873121_919044801555839_8300057689124586270_n

O tema do ato foi “Fora Temer! O povo deve decidir! Defender nossos direitos, radicalizar a democracia!” Liderança do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e um dos coordenadores da Frente Povo Sem Medo, Guilherme Boulos disse que o primeiro eixo do protesto foi o “Fora Temer”, “porque esse governo é ilegítimo”. O segundo foi  a defesa dos direitos que estão ameaçados com o programa do golpe: “Não precisou nem dois meses para que as máscaras caíssem e as razões do golpe fossem expostas em praça pública”. E, por fim, a reivindicação de que povo seja convocado a decidir que fim quer para a crise política. “O Congresso não tem autoridade, não tem credibilidade para definir os rumos do país, para definir a saída política para essa crise, então entendemos que o povo deve ser chamado”, disse Boulos.

Em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, o ato aconteceu no Parque Farroupilha. Lideranças de movimentos sociais e sindicais reforçaram a importância da participação popular para barrar o golpe contra a democracia. Os organizadores destacaram ainda que os atos deste domingo foram uma preparação para o mês de agosto, quando os movimentos sociais devem intensificar as mobilizações contra o impeachment às vésperas da votação no Senado. Os organizadores também fizeram uma panfletagem e distribuíram adesivos com dizeres como “Não ao golpe!”. Muitas pessoas também carregavam cartazes dizendo “Fora Temer, nenhum direito a menos”.

Na Bahia, os manifestantes saíram em marcha pelas ruas de Salvador contra o retrocesso do governo golpista de Michel Temer. Eles se concentram no Campo Grande e caminharam em direção ao Farol da Barra. Um micro trio, batucadas e apitaços animaram os presentes no trajeto pelo corredor da Vitória.

No Rio de Janeiro, torcedores do Fluminense empunharam cartazes contra o golpe e o governo de retrocesso de Michel Temer durante partida contra a Ponte Preta em Edson Passos. Já em Minas Gerais, manifestantes saíram em passeata pelas ruas do centro de Belo Horizonte pela volta da presidenta eleita Dilma Rousseff.

No Pará, manifestantes enfrentaram a intransigência da Polícia Militar, que tentou impedir que o carro som do ato se colocasse na esquina da Democracia (Presidente Vargas com Rua da Paz), tradicional ponto de atos dos movimentos sociais em Belém. Jovens, mulheres, aposentados e trabalhadores ocuparam a praça e não se intimidaram com a ação da PM. A manifestação repeliu o golpismo e o governo provisório de Temer e sua política de retrocesso.

A manifestação em Belém também foi marcada por uma homenagem ao Wilson Ferreira, dirigente da CTB Pará e do Sindicato e Federação das Domésticas, falecido na madrugada deste domingo.

Com informações do Portal Vermelho e da Rede Brasil Atual

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo