Banco Central atenta contra o Brasil

A decisão tomada na quarta-feira (22) pelo BC (Banco Central) de manter a taxa básica de juros (Selic) em exorbitantes 13,75%, representa atentado contra o Brasil. Somada ao fato de que o Copom (Comitê de Política Monetária) não ter descartado nova elevação da taxa Selic, trata-se de tentativa explícita de sufocar o governo Lula, no plano econômico.

Isso fica ainda mais óbvio por Roberto Campos Neto, presidente do BC, ser militante bolsonarista. A suposta autonomia do Banco Central é uma farsa, pois o atual gestor não é independente nem do governo anterior que o deixou no cargo, como cavalo de Troia, nem do sistema financeiro, ao qual serviu e continua a servir.

Nada justifica o atual percentual de juros, o maior do mundo. A inflação medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), no acumulado de 2022, é de 5,87%. Assim, o juro real é de quase 8% e a Selic representa mais que o dobro da inflação.

A exorbitância interessa apenas, como já expressou a Contee, ao sistema financeiro, ao rentismo e aos especuladores de plantão, que ganham dinheiro sem produzir um parafuso. E, é claro, ao bolsonarismo, porque funcionam como instrumento de sabotagem da economia, que quer e precisa crescer e se desenvolver para gerar emprego e renda para a população, sobretudo a mais carente do País.

A Contee reafirma que está com o povo, que está com Lula!

Abaixo os juros escorchantes!

Abaixo a autonomia do BC!

Fora, Campos Neto!

Brasília, 23 de março de 2023.

Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino – Contee

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo