Câmara realiza audiência só com defensores da reforma do ensino médio e do mercado

Não houve o contraditório. Os quatro convidados, os deputados e demais participantes da Audiência Pública da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, realizada dia 31 de agosto, defenderam a reforma do ensino médio feita pelo Governo Temer. Não foi por acaso: ela foi realizada a pedido do deputado Giuseppe Vecci (PSDB-GO). Ele é empresário do Centro Tecnológico Cambury de Goiás, e somente governistas e representantes do mercado foram chamados a participar. Com exceção da representante do governo, que não tocou no assunto, todos defenderam a substituição de professores por “profissionais de notório saber em seu ramo de atividade”.

Eline Neves Braga Nascimento representou o Ministério da Educação (MEC) e afirmou que a reforma ajuda a contribuir para que os jovens ampliem as possibilidades de escolha na vida profissional. Disse que agora o MEC busca formatar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio. Afirmou que o debate ainda está em fase inicial e apenas 8% dos jovens fazem ensino médio técnico.

O diretor de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), diretor geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e superintendente do Serviço Social da Indústria (Sesi), Rafael Lucchesi, disse que o Brasil tem “uma escola do século XIX, professores do século XX e alunos do século XXI”, mas que a reforma pode ajudar a colocar o país dentro de uma realidade global, em que a educação profissionalizante seja valorizada. Segundo ele, “na média dos países ricos, mais da metade dos jovens faz a educação profissional com a educação média – chamam-na de educação vocacional. No Brasil, temos lógica de castas, com desprezo por atividades profissionais. Precisamos modernizar a legislação de aprendizagem profissional, que foi inspirada no modelo alemão e está parada no tempo”.

Para o professor Francisco Aparecido Cordão, da Confederação Nacional do Comércio (CNC), um dos desafios da reforma do Ensino Médio é a “coragem para colocar o ensino médio e a educação profissional na pauta do debate nacional da sociedade em redes sociais e noticiários”. Para ele, o MEC “deve ser indutor da educação a serviço do mercado”.

O representante do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), Alessio Trindade de Barros, reforçou a fala da representante do MEC e informou que, na Áustria, de cada 100 estudantes, 70 estão no ensino técnico profissional.

Carlos Pompe

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