CNV entra na reta final nos trabalhos de investigação

A Comissão Nacional da Verdade (CNV) foi instituída pelo governo federal com objetivo de investigar as graves violações de Direitos Humanos ocorridas no Brasil entre setembro de 1946 e outubro de 1988, abrangendo, portanto, o período da ditadura militar.

Nesse momento, a CNV está no processo de conclusão dos seus trabalhos, que culminará na elaboração do relatório com os resultados das investigações e um capítulo dedicado às recomendações.

A CUT defendeu a instalação da CNV, reivindicou a criação de um Grupo de Trabalho específico para investigar os crimes contra os trabalhadores e o movimento sindical e criou a sua Comissão Nacional da Memória, Verdade e Justiça da CUT.

A Comissão da CUT apoia as investigações, colaborou com pesquisas, organizou atos próprios por verdade, memória, justiça e reparação, além de participar de atos conjuntos com as demais centrais sindicais em várias regiões do país.

O capítulo com as recomendações é fundamental tendo em vista que nele conterão sugestões de aplicações de políticas públicas pelos governos em todas suas esferas. As recomendações podem ser desde gerais, como por exemplo, compensações econômicas aos trabalhadores devido ao arrocho salarial praticado pelos governos militares, até as mais especificas, como por exemplo, alterações de nomes de ruas e outros locais públicos que exaltam pessoas e símbolos do regime militar. Nas recomendações deverão constar também sugestões de aplicações políticas para prevenir a violação de direitos humanos e de preservação da memória.

A CUT incentiva o movimento sindical e os trabalhadores em geral a participarem desse processo enviando sugestões de recomendações, até 30 de setembro, através do formulário que está no site www.cnv.org.br. Pedimos que também enviem suas sugestões de recomendações para a Comissão Nacional da Memória, Verdade e Justiça da CUT através do e-mail cedoc@cut.org.br c/c  para cut@cut.org.br

Da CUT

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo