Conferências Municipais e Intermunicipais Populares de Educação movimentam Santa Catarina

O estado realiza várias conferências ao longo do mês de novembro e durante a primeira quinzena de dezembro, promovendo ampla mobilização e engajamento da sociedade.

Nos próximos dias ocorrem as Conferências Municipais de Tubarão e de Criciúma e as Conferências Intermunicipais de Blumenau e Florianópolis. Nos dias 7 e 8 será realizada, ainda, a Conferência Municipal de Itajaí.

Para Adércia Hostin, coordenadora da Secretaria de Assuntos Educacionais da Contee e membro do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), a Conape 2018 tem como desafio ser um espaço político de retomada do projeto democrático educacional do país e de enfrentamento aos ataques nos direitos sofridos pelo povo brasileiro. Para Adércia o movimento da Conape “reestabelece, junto as entidades, movimentos, organizações, pais e alunos e sociedade civil a discussão de investimento em políticas públicas educacionais e reconstrói a perspectiva de avançar nas conquistas para educação brasileira, pública e de qualidade, inclusiva e socialmente referenciada”.

Para Adércia, as conferências populares vão além do PNE: “Os processos de conferencias que antecedem a etapa Nacional buscam, para além de ratificar o PNE como política de Estado e objeto de ações de monitoramento contínuo e avaliações periódicas, reforçar a importância do monitoramento dos Planos Municipais e Estaduais de Educação. Ademais colabora para reafirmar concepções relativa à gestão e financiamento da educação para todos e todas, com qualidade social”.

Os processos de realização das conferências municipais e intermunicipais de educação redundarão na realização da Conferência Estadual Popular de Educação, em março de 2018.

Confira abaixo as programações das conferências em Santa Catarina.

Do FNPE

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo