Contee participa de encontro latino-americano sobre políticas públicas em educação para os povos indígenas, promovido pela CNTE
A coordenadora da Secretaria de Políticas Internacionais da Contee, Maria Clotilde Lemos Petta, participou hoje (11) da V Reunião Regional “Educação Pública e Povos Indígenas”, realizada em São Paulo pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) juntamente com a Internacional da Educação para a América Latina (Ieal). A reunião, que vai até a próxima sexta-feira (13), acontece após dois dias de trabalho do Encontro Nacional de Educadores(as) Indígenas, em que foram definidas as estratégias para a criação do coletivo de educadores indígenas da CNTE que, entre outras bandeiras, defenderá a valorização da educação indígena dentro do sistema nacional de educação.
As reuniões anteriores aconteceram na Guatemala, Bolívia, Peru e, no ano passado, em Manaus/AM e reuniram lideranças sindicais e professores indígenas latino-americanos com o objetivo de fortalecer a capacidade sindical na elaboração de políticas de defesa da educação pública para os povos indígenas.
Historicamente, a IEAL, sempre tem promovido a educação multicultural com resgate das línguas originárias numa perspectiva de pedagogia intercultural. Para essa reunião, traz temas e estudos que analisam a situação da educação para as populações que deram origem à América Latina, documentando e fornecendo subsídio às organizações sindicais filiadas que se aprofundarão nessa temática.
A reunião em São Paulo conta com a participação do presidente da CNTE, Roberto Franklin de Leão e dos diretores: Fátima Silva, Marta Vanelli, Claudir Mata e Lirani Maria Franco. Também estão representadas 12 entidades filiadas à CNTE. Além do Brasil como país anfitrião, estão presentes: Noruega, Peru, Bolívia, Paraguai, Guatemala, Argentina, México e Costa Rica.
PROGRAMAÇÃO
Quarta-feira 11 de março de 2015:
09:00 Abertura dos trabalhos.
10:00 Apresentação dos/das participantes e metodología da atividade
11:00 Balanço e Experiência das Políticas Educativas para os Povos Indígenas
Dr. Juan Arancibia
12:00 Debate
14:00 Situação das populações originárias no Brasil e na experiência acadêmica das
Universidades
Profa. Beleni Salete Grando da Universidade Federal do Mato Grosso
16:00 Situação e desafios educacionais das populações originárias na Guatemala
Dr. Oscar Hugo López da Universidade San Carlos da Guatemala.
Quinta-feira 12 de março de 2015:
09:00 Experiência do Ministério da Educação boliviano relativo à política educativa
multicultural bilíngue e desafios atuais da educação nas populações originárias
da Bolívia.
Dr. Walter Gutiérrez
11:00 Situação e desafios da educação nas populações originárias na Guatemala
Dr. Luis Enrique López Hurtado. GIZ Guatemala, cooperação alemã.
14:00 Experiência do Ministério da Educação brasileiro na aplicação de políticas
públicas para as populações indígenas.
Dra. Rita Gomes do Nascimento, MEC
16:00 Situação da Educação na população Sami da Noruega.
UEN/Noruega
Sexta-feira 13 de março de 2015:
09:00 Experiência do trabalho da CTEUB/Bolívia e do SNTE/México com as
populações originárias
10:00 Sugestões para elaboração de planos de ação a serem implementados pelas
organizações sindicais da educação, para a promoção de políticas públicas
para as populações originárias.
11:00 Conclusões
12:00 Encerramento
Com informações de Jordana Mercado – CNTE