Contee participa do 6º Consind da Feteerj

Foi encerrado ontem (25) o 6º Consind da Feteerj, batizado em homenagem ao recém-falecido escritor Gabriel García Márquez. No evento, que teve início na última sexta-feira (23), a Contee foi representada pelo coordenador da Secretaria de Organização Sindical, José Ribamar Barroso, que participou da mesa de abertura e doa debates ao lado de outros diretores da Confederação e de entidades filiadas.

A primeira discussão em pauta foi a conjuntura nacional e internacional, que contou com a participação do coordenador da Secretaria de Formação da Contee e presidente do Sinpro Rio, Wanderley Quêdo. Foi destacada a complexidade do momento pelo qual passa o Brasil e a necessidade de manter a defesa de um projeto democrático popular. Quêdo também lembrou os 50 anos do golpe militar e observou a fragilidade da democracia brasileira. Segundo Ribamar, foi consenso no debate a importância da valorização do trabalho, do emprego e a geração de renda. Depois de um amplo debate, o plano de luta da Federação apontou para a defesa do projeto que está em curso no país, destacando a necessidade das reformas agrária, política e judiciária.

20140525_121733

No sábado (24), foi a vez de Ribamar compor a mesa sobre Organização Sindical, juntamente com o diretor da Plena da Contee e presidente do Sinproep-DF, Rodrigo Pereira de Paula. “Destacamos a unidade na ação da entidade, a  consolidação da boa relação entre Federação e Confederação, a importância da atuação da Confederação nas lutas nacionais – entre elas o PNE e o Insaes – e o problema do descredenciamento de instituições de ensino superior”, resumiu Ribamar. “Convocamos as entidades presentes a mobilizarem seus parlamentares para a votação do PNE  e do Insaes, que acontecerá nesta semana.”

Durante o Consind, ainda foram feitos relatos acerca dos cenário das negociações salariais pelo país, das dificuldades e dos avanços conquistados nos últimos anos. Além disso, as entidades trocaram experiência sobre as campanhas de sindicalização realizadas em cada uma delas com o apoio da Contee.

O Consind terminou com a aprovação de um plano de luta e uma nova forma de sustentação financeira para a Feteerj.

Da redação, com informações do coordenador da Secretaria de Organização Sindical da Contee, José Ribamar Barroso

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo