Contee participa do Encontro Sindical “Nuestra América”, no Uruguai

A Contee participou, entre os dias 31 de março e 2 de abril, do 7° Encontro Sindical Nuestra América (ESNA) realizado em Montevidéu, Uruguai. Estiveram presentes no Encontro mais de 300 representantes de 73 organizações sindicais de 19 países.

A Confederação foi representada no ESNA pela coordenadora da Secretaria de Políticas Internacionais, Maria Clotilde Lemos Petta; pelo coordenador da Secretaria de Organização Sindical, José Ribamar Virgolino Barroso; pelo coordenador da Secretaria de Assuntos Jurídicos, João Batista da Silveira; e pelo coordenador da Secretaria de Políticas Sociais: Edson de Paula Lima.

A cerimônia de abertura, no dia 31, foi abrilhantada pela presença do ex-presidente do Uruguai, José Mujica, que ressaltou a responsabilidade do capitalismo sobre a crise econômica mundial: “A forma atual que o capitalismo tomou, e que nos afeta, é a inacreditável lentidão do crescimento econômico a nível mundial. O capitalismo está colocando demasiada ênfase na especulação e no campo financeiro”, disse.

Momentos antes da abertura, os congressistas do ESNA e os representantes da Contee participaram, diante da Embaixada do Brasil na capital uruguaia, de uma mobilização contra o golpe no Brasil. Além do ato de quinta-feira, em vários momentos do Encontro ocorreram manifestações em defesa da democracia no Brasil e contra a tentativa de golpe da direita através de pedidos de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff.

Na sexta-feira (1), foram iniciados os trabalhos e discussões em três comissões: a primeira falou sobre a ofensiva imperialista contra a classe trabalhadora, a defesa do direito de greve e a luta contra a criminalização das lutas sociais; a segunda debateu os acordos de livre comércio e a integração soberana dos povos; e a terceira analisou a transformação social e construção de uma alternativa socialista.

Durante o evento, a coordenadora da Contee, Maria Clotilde Lemos Petta, compôs a mesa de debate cujo tema foi “Independência de classe e transformação social”, na qual fez um relato sobre a atual situação vivenciada no Brasil onde há em curso uma tentativa de golpe e constante ataque à democracia.

No sábado (2), foram apresentadas as conclusões e declarações finais.  A mesa de encerramento do Encontro contou com a presença de um dos cinco heróis cubanos, Ramón Labañino, que esteve preso pelo imperialismo americano de 1998 a 2014.

ESNA2016_001 ESNA2016_002 ESNA2016_003

Com informações do ESNA

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo