Contee participa do Fórum pela Paz na Colômbia
Um processo de negociação que encontre uma saída política para a paz. É o que deseja e reivindica o povo colombiano frente ao conflito armado que se arrasta há 50 anos no país. No dia 9 de abril deste ano, esse pleito foi reiterado numa marcha a Bogotá que mobilizou 1.2 milhões de cidadãos de todos os cantos da Colômbia. Agora, nos próximos dias 24, 25 e 26, é a hora de a sociedade brasileira também se mobilizar em solidariedade ao povo vizinho, durante o Fórum pela Paz na Colômbia, em Porto Alegre, que tem o objetivo de unir organizações sociais, políticas e governos da América Latina em torno dessa luta.
A Contee, que no último Conatee aprovou como resolução o apoio às políticas de integração da América Latina e Caribe que visem à soberania e à emancipação dos povos, participará das manifestações, representada pelos coordenadores da Secretaria-Geral, Cássio Bessa, e da Secretaria da Saúde do Trabalhador, Luiz Gambim.
A contrário do que pregam as elites e o governo colombiano, que desejam a paz através da vitória militar e submissão de toda insurgência, o que estenderia o conflito por tempo indeterminado e afetaria ainda mais a população civil do país, os movimentos sociais defendem que a paz seja conquistada através de negociações que considerem aspectos econômicos, políticos e sociais em benefício do povo. Por isso, o movimento em Porto Alegre terá como mote: Um Fórum em Diálogo pela Paz na Colômbia: Justiça Social, Democracia e Soberania. No dia 26 de maio, haverá a Assembleia dos Movimentos Populares, a qual aprovará os encaminhamentos para a continuidade da solidariedade e da luta.
Clique aqui para outras informações e inscrições
Da redação, com informações da CMS