Contee repudia demissão arbitrária de professora de Chicago
O Sindicato dos Professores de Campinas e Região, filiado à Contee, recebeu recentemente, em parceria com a Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), cinco membros do Sindicato de Professores de Chicago (EUA) para um intercâmbio no qual os estadunidenses pudessem conhecer a estrutura sindical brasileira, o funcionamento dos movimentos sociais e tivessem contato com escolas públicas e a estrutura educacional do país.
Integrava a delegação norte-americana a professora e membro da comissão executiva do Sindicato dos Professores de Chicago Sarah Chambers, que foi demitida um dia antes de viajar para o Brasil. Segundo Sarah, a educação pública em Chicago está sob constante ataque de forças neoliberais e, devido a isso, muitos professores combativos estão sendo demitidos. Em resposta a demissão autoritária de Sarah, foi criada uma petição para que ela volte a trabalhar. Qualquer pessoa pode subscrever o abaixo-assinado através do link: https://www.google.com.b
A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino — Contee, entidade sindical brasileira que congrega, aproximadamente, uma centena de sindicatos e federações representantes de professores e técnicos e administrativos da educação privada, denuncia esse ato arbitrário e desproporcional contra o exercício da liberdade e da cidadania, o qual classificamos como mais um ataque neoliberal de prática antisindical. A Contee repudia o afastamento e a demissão da professora Sarah Chambers, uma profissional competente e com raras habilidades pedagógicas. Defender o direito ao ensino deveria ser uma obrigação de todo cidadão e não motivo de recriminação. Por isso, clamamos pelo retorno imediato de Sarah ao trabalho.
Brasília, 3 de maio de 2017.
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino — Contee