Contra a ingerência imperialista e em defesa do direito à autodeterminação do povo da Venezuela
A CTB divulgou nota nesta quarta-feira (6) contra a intervenção imperialista liderada pelos EUA na Venezuela, em defesa do povo e do seu presidente, legitimamente eleito, Nicolás Maduro. Leia abaixo:
O povo venezuelano e a sua revolução bolivariana vivem uma de suas maiores ameaças. Um consórcio internacional golpista, liderado pelos Estados Unidos, fabricou um desconhecido fantoche (Juan Guaidó, que se autoproclamou presidente) e, através dele, agride as normas das relações internacionais e tenta derrubar o presidente legitimamente eleito do país, Nicolás Maduro.
Neste momento, a luta anti-imperialista desloca-se para a América Latina e tem como centro a defesa da autodeterminação do povo venezuelano e o respeito da América Latina como uma Zona de Paz. Como aprovou a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) em 2014, “baseada no respeito aos princípios e normas do Direito Internacional”, os países se comprometem a solucionar pacificamente suas diferenças e conflitos, “expatriando para sempre” a ameaça da força como ferramenta política na região.
O combate à ingerência externa contra a Venezuela tem a ver com o enfrentamento da onda direitista no mundo e em nossa região. Assim pensam e se orientam os classistas da CTB.
O povo venezuelano está fazendo a sua parte, resistindo nas ruas. Quanto a nós, devemos intensificar atos e agendas que denunciem mais uma manobra imperialista e prestar total solidariedade ao povo venezuelano e ao seu presidente Nicolás Maduro.
Com base nessas opiniões, a reunião ocorrida ontem, 05/02, em São Paulo, a maior e mais representativa do Comitê pela Paz na Venezuela desde a sua constituição em 2017, definiu uma atividade que expressa nossa solidariedade e combate ao cerco midiático golpista contra a soberania da Venezuela (veja abaixo).
Mãos à obra!
Adilson Araújo
Presidente nacional da CTB
Nivaldo Santana
Secretário de Relações Internacionais da CTB
Ato em São Paulo na próxima sexta-feira
Na sexta-feira (8), às 14 horas, lideranças dos movimentos sociais realizarão na capital paulista uma manifestação de solidariedade ao país e ao presidente Maduro diante do Consulado da Venezuela, situado na rua general Fonseca Téles, 564, no Jardim Paulista.