Contrato nacional será uma das pautas do 21° Consind
Para subsidiar o debate, é importante que as entidades filiadas tenham conhecimento do relatório sobre as convenções coletivas de trabalho do setor privado de educação de todo o Brasil; elaborado pelo Dieese a pedido da Contee
Oligopólios do ensino privado têm atuado em rede, orquestrada e nacionalmente, para barrar avanços nas negociações coletivas de professores e técnicos administrativos, sobretudo no ensino superior, mas também na educação básica.
Por isso, a proposta do contrato coletivo nacional de trabalho, que tem sido defendida pela Contee como instrumento de enfrentamento, é uma das principais pautas do 21° Consind (Conselho Sindical) da Confederação, que vai acontecer nos dias 28, 29 e 30 deste mês, de forma remota.
Para subsidiar esse debate, é importante que os sindicatos e federações filiados acessem e se inteirem do relatório sobre as convenções coletivas de trabalho do setor privado de educação de todo o Brasil, elaborado pelo Dieese a pedido da Contee. O documento está disponível no Portal da Contee desde o dia 29 de junho.
Na pesquisa, o Dieese analisou as convenções mais recentes das negociações realizadas na base da Contee e registradas no sistema Mediador do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) no período de 2019 a 2023. O levantamento se debruçou sobre 5.157 cláusulas e 81 negociações coletivas, sendo 49 negociações de professores e 39 de trabalhadores da administração escolar.
Acesse aqui o relatório completo
Táscia Souza