Correndo contra o tempo: Revista Conteúdo aborda a elaboração dos planos estaduais e municipais de educação
Passada a sanção do Plano Nacional de Educação e às vésperas da Conferência Nacional de Educação (Conae) 2014, o primeiro desafio que se impõe aos estados, municípios e ao Distrito Federal é a elaboração de seus respectivos planos educacionais, que, de acordo com o PNE, precisam ser entregues até 25 de junho do próximo ano. É dessa tarefa, que demanda agilidade, mas também garantia de ampla participação social, que trata a edição de outubro da Revista Conteúdo.
A reportagem de capa, “Cronômetros ligados à espera dos planos de educação”, conversou com o secretário de Articulação dos Sistemas de Ensino, Binho Marques, cuja pasta está atuando no auxílio aos estados e municípios para a construção de planejamentos em conformidade com as diretrizes, metas e estratégias do PNE, juntamente com entidades como a União dos Dirigentes Municipais em Educação (Undime) e o Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (FNCE).
Outra matéria de extrema importância, intitulada “Quer um conselho?”, está na seção Sindical, que discute a questão da representatividade das nossas entidades sindicais nos conselhos de educação, sobretudo neste momento em que se discutem os planos municipais, estaduais e distrital.
A revista traz ainda uma entrevista com o coordenador-geral do Fórum Nacional de Educação (FNE), Francisco das Chagas Fernandes, e artigos da vice-presidenta do Sinpro Campinas, Conceição Fornasari, e do consultor jurídico da Contee, José Geraldo de Santana Oliveira, sobre a importância dos planos para a educação e seus trabalhadores.
Leia aqui a nova edição da Revista Conteúdo
Da redação