Cresce a campanha pela Lei da Mídia Democrática
Só na última semana, em que foi realizada a audiência pública na Câmara em defesa do Projeto de Lei da Mídia Democrática, a campanha “Para expressar a liberdade” recebeu 1.300 assinaturas em favor da proposta de iniciativa popular. Segundo o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), ao qual a Contee é filiadas, as subscrições foram enviadas de norte a sul do país, por coletivos, sindicatos e até famílias, todos em prol de uma nova regulamentação dos setores de rádio e televisão brasileiros.
Ao todo, o projeto de lei já conta com mais de 50 mil assinaturas. As últimas coletas chegaram de Riozinho (RS), Pelotas (RS), Diadema (SP), Campinas (SP), Porteirinha (MG), Contagem (MG), João Pessoa (PB) e Redenção (PA). As maiores remessas foram enviadas de Redenção (PA) e Pelotas (RS). Conforme o FNDC, a busca de assinaturas na cidade gaúcha foi realizada durante a Semana Nacional pela Democratização da Comunicação, pelos integrantes e colaboradores do novo Comitê Regional do Fórum.
O Projeto de Lei da Mídia Democrática é apoiado por mais de 200 entidades da sociedade civil. O FNDC destaca que diariamente pessoas procuram a entidade, pelas redes, por telefone e até no escritório da entidade em Brasília para ter mais informações, oferecer apoio e entregar as listas de assinaturas.
Por entender que a democratização das comunicações é fundamental, inclusive para o fortalecimento do movimento sindical, a Contee coletou assinaturas durante o XVI Conselho Sindical (Consind), realizado no fim de outubro, e convoca mais uma vez as entidades filiadas a fazerem o mesmo nos estados e municípios. Para auxiliar na coleta e no debate, a campanha “Para expressar a liberdade” lançou o Guia de Mobilização da Lei da Mídia Democrática que pode auxiliar na coleta e no debate nas ruas. O kit de coleta também está disponível no site da campanha.
As listas de assinaturas devem ser enviadas para o FNDC, no endereço Setor Comercial Sul, Quadra 06, Ed. Presidente, sala 206, nº141 | CEP 70327-900 Brasília DF. A coordenação da campanha pede após o envio das assinaturas também se encaminhe um e-mail para secretaria@fndc.org.br para apontar o encaminhamento.
Da redação