De 1º de abril a 8 de janeiro: marcha, vigília, caminhada e debates refletem sobre os 60 anos do golpe

Na próxima terça, Paulo Vannuchi, José Genoino e Luiz Eduardo Greenhalgh participam de encontro na CUT

A semana que começa terá mais eventos para rememorar os 60 anos do golpe civil-militar, que se completam no dia 1º. Entre os principais, estão a quarta edição da Caminhada do Silêncio, em São Paulo, e a Marcha da Democracia, que sairá do Rio de Janeiro para Juiz de Fora (MG), no caminho inverso aos dos golpistas de 1964 (confira abaixo).

Mas já na próxima terça-feira (26), a CUT realiza debate em sua sede (no Brás, região central de São Paulo) para discutir “impactos ainda não resolvidos pelo Estado brasileiro”. Que desembocaram, por exemplo, nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Entre os convidados, estão o ministro de Direitos Humanos Paulo Vannuchi; o ex-deputado federal José Genoino; e o advogado de presos políticos e também ex-deputado Luiz Eduardo Greenhalgh.

Crimes e desafios

A abertura do painel, às 14h, ficará sob responsabilidade de Genoino, que foi preso pela ditadura no início da Guerrilha do Araguaia, nos anos 1970. Além de discutir a atualidade dos crimes cometidos pela ditadura, ele falará sobre os desafios para os trabalhadores. A mesa se completa com Jana Silverman, professora de Relações Internacionais na Universidade Federal do ABC (UFABC).

“Este passado sombrio de graves violações aos direitos políticos, sociais e econômicos da classe trabalhadora continua com operadores ativos na maioria das Forças Armadas, atuando em conluio com a extrema direita como se viu nos acampamentos em frente aos quartéis e na tentativa golpista de 8 de janeiro”, afirma a secretária de Políticas Sociais e Direitos Humanos da CUT, Jandyra Uehara.

Para que não aconteça mais

No domingo que vem (31), será realizada mais uma Caminhada do Silêncio pelas Vítimas de Violência do Estado, com o lema “Para que não se esqueça, para que não continue acontecendo”. A concentração será diante da antiga sede do DOI-Codi de São Paulo (Rua Tutoia, 921, Vila Mariana), a partir das 16h. De lá, os manifestantes seguirão até o Monumento em Homenagem aos Mortos e Desaparecidos Políticos, no Parque Ibirapuera.

A caminhada é organizada pelo Movimento Vozes do Silêncio, representado pelo Instituto Vladimir Herzog (IVH), o Núcleo de Preservação da Memória Política e a seção paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP). Tem apoio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. O evento faz parte do calendário oficial da cidade (Lei 17.886, criada a partir de projeto do então vereador Antonio Donato, do PT, hoje deputado).

Marcha da Democracia

Do dia 31 para 1º, vários ônibus sairão do centro do Rio de Janeiro em direção a Juiz de Fora. Foi de lá que, em 1964, tropas lideradas pelo general Olímpio Mourão Filho, comandante da 4ª Região Militar, saíram para consolidar o golpe que dará início a 21 anos de ditadura.

Estarão presentes famílias de vítimas do golpe, incluindo a do ex-presidente João Goulart, que morreu no exílio, em 1976. Jango receberá o título Honoris Causa da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A homenagem foi proposta pelo Instituto de Ciências Humanas (ICH) e aprovada por unanimidade pelo Conselho Superior da instituição, “como forma de reafirmar seu compromisso com a democracia”.

Autoritarismo, anistia e vigília

Os eventos prosseguem no dia 2 de abril. O debate Golpe de 64 – autoritarismo e imaginário brasileiro terá a participação do professor José Eduardo Faria, da Universidade de São Paulo (USP), e do ativista Jair Krischke, presidente do Movimento Justiça e Direitos Humanos. E terá transmissão pelo site www.ihu.unisinos.br.

No mesmo dia, a Comissão de Anistia, que na semana que passou fez suas primeiras sessões de 2024, se reunirá para discutir pelo menos dois temas emblemáticos. O colegiado deverá pedir desculpas, em nome do Estado, pela perseguição aos povos indígenas. A pauta também inclui o chamado Caso dos Nove Chineses, presos logo depois do golpe.

Já no dia 4, a partir das 19h, o Centro Acadêmico XI de Agosto realiza “vigília cívica” em memória dos 60 anos do golpe. A manifestação será realizada na Faculdade de Direito da USP, no Largo São Francisco, na região central de São Paulo.

Da Rede Brasil Atual

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo