Dia Internacional das Florestas promove restauração e bem-estar
Agências da ONU defendem uma ambição que permita o desenvolvimento de baixa emissão do carbono
Data existe desde 2012 após ser aprovada pela Assembleia Geral com o objetivo de preservar as florestas e seus recursos essenciais ao combate à mudança climática e à subsistência dos povos; mesmo assim, desmatamento global segue a ritmo alarmante.
As Nações Unidas celebram neste 21 de março o Dia Internacional das Florestas.
Este ano, o lema é: “Restauração florestal: um caminho para a recuperação e o bem-estar”. As florestas e seus produtos estão presentes em vários aspectos da vida como desde um simples copo d’água aos medicamentos e construção.
Biodiversidade
A ONU lembra que o manejo sustentável das florestas e o uso de seus recursos são essenciais para combater a mudança climática e contribuir para o bem-estar dos povos.
As florestas também têm um papel importante na redução da pobreza e no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS. Mas apesar de todos esses benefícios, o desmatamento global segue a um ritmo alarmante.
Segundo a ONU, a restauração das florestas também evita crises de biodiversidade, geram empregos e melhoram as condições de subsistência das populações que vivem nela ou ao redor das matas.
Este ano, marca o início também da Década das Nações Unidas sobre Restauração de Ecossistemas, que vai até 2030. Com isso, as Nações Unidas lançam um apelo para proteção e revitalização de todos os ecossistemas.
Campanhas
Neste Dia Internacional das Florestas, celebrado desde 2012, as metas são, cada vez mais, relevantes como aumentar a conscientização sobre a importância de todos os tipos de florestas, incentivas o cultivo e exploração sustentável dos recursos florestais e multiplicar as campanhas de conservação e plantio de árvores pelo mundo.
Os organizadores são o Fórum das Nações Unidas sobre Florestas e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, FAO, estão celebrando o Dia juntamente com governos locais e federais e a Parceria Colaborativa sobre Florestas além de outras entidades.
As florestas abrigam cerca de 80% da biodiversidade terrestre mundial, com mais de 60 mil espécies de árvores.
Islândia
Cerca de 1,6 bilhão de pessoas dependem diretamente das florestas para obter alimentos, abrigo, energia, medicamentos e renda.
Todos os anos, o mundo perde 10 milhões de hectares de floresta. A área equivale ao tamanho da Islândia. Com isso, de 12% a 20% de emissões globais de dióxido de carbono, CO2, deixam de ser absorvidas pela floresta e são lançadas na atmosfera.
Já a degradação do solo afeta quase 2 bilhões de hectares, uma área maior do que todo o tamanho da América do Sul.