Diap e Dieese assinam termo de parceria
Em São Paulo, departamentos mantidos pelas entidades sindicais começam a discutir primeiros projetos
O Diap e o Dieese assinaram em 04/09 um termo de cooperação para atuar em ações conjuntas, assim como trocar informações sobre os trabalhos que já desenvolvem.
A cooperação começou a ser discutida no fim de 2011 e está prevista para durar até cinco anos. Os projetos serão definidos e detalhados com a assinatura de convênios específicos, mas as conversas sobre a agenda já começaram no mesmo dia.
“Nas Campanhas Salariais ou em outras lutas, sempre me sirvo dos dois departamentos. Esperamos uma cooperação efetiva que gerará frutos para o movimento sindical”, analisa Celso Napolitano, professor da FGV-SP, presidente da Fepesp e do Diap.
O trabalho sério do Diap e Dieese, financiado pelas entidades sindicais, é reconhecido amplamente pela sociedade.
O Dieese produz pesquisas socioeconômicas, faz assessoria e atua também em educação. O órgão participa, por exemplo, da elaboração da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED).
“Essa parceria referenda nossas missões e o Dieese reconhece a importância do trabalho do Diap no Legislativo federal”, destacou Zenaide Honório, presidente do Dieese.
Atualmente, o Diap acompanha o Congresso Nacional e os projetos que envolvem as relações de trabalho, além de produzir publicações que orientam os representantes dos trabalhadores no relacionamento com os parlamentares.
“Os órgãos se complementam e os trabalhadores precisam das iniciativas dos dois”, descreveu Antônio Queiróz, diretor de Documentação do Diap.
Para saber mais sobre as atividades das duas entidades, clique aqui: Diap e Dieese.
Fonte: FEPESP