Dicas culturais: Políticas e eleições nos livros e nas telas
Nesta sexta-feira (22), na véspera do fim de semana e com a proximidade do pleito de outubro, o Portal da Contee traz a seleção de filmes e livros, preparada pela Revista Conteúdo, que tratam de política e de eleições. Diversão e reflexão juntas!
Livros
Papéis avulsos
Autor: Machado de Assis
Editora: Saraiva
Primeiro livro de contos de Machado de Assis, inclui a narrativa “A sereníssima República”, uma crítica ao processo eleitoral. Nela, um cônego afirma ter achado uma espécie de aranha que fala e criado uma sociedade delas. Ele escolhe um sistema de eleição baseado na República de Veneza, onde se retirava bolas de um saco com o nome dos eleitos. Esse sistema vai sendo fraudado pelas aranhas, corrigindo-se, adaptando-se e variando-se diversas vezes e de diversos modos, eternamente corrupto.
House of cards
Autor: Michael Dobbs
Editora: Benvirá
O romance que inspirou a série no Netflix é uma verdadeira teia de intrigas pessoais e políticas. A vida privada se confunde com a pública na voz de personagens tão assustadores quanto reais. Francis Urquhart é o líder da bancada governista do Parlamento britânico, que possui informações e evidências que podem incriminar seus colegas políticos, principalmente membros do seu próprio partido. Sob a ameaça de torná-las públicas, ele os manipula e influencia para atingir seu objetivo maior: ocupar o cargo de primeiro-ministro.
O Príncipe
Autor: Nicolau Maquiavel
Editora: Martins Fontes
A grandeza e originalidade de “O Príncipe” consiste em ter alargado o campo da ciência na política, distinguindo os interesses políticos primários das classes, mas confundindo-os, ao mesmo tempo, em uma monstruosa razão de Estado pela qual o povo é apenas matéria plástica nas mãos do Príncipe.
Imobilismo em movimento
Autor: Marcos Nobre
Editora: Companhia das Letras
Fruto de mais de 20 anos de acompanhamento da conjuntura política, seu livro é uma síntese da política no Brasil nos últimos 30 anos a partir de uma ideia-chave: a cultura do “peemedebismo”. Trata-se de uma blindagem do sistema político que represa as forças de transformação. O autor recupera os primeiros anos pós-redemocratização, os dois governos de FHC, a era Lula e chega até Dilma Rousseff.
Filmes
Entreatos
Dirigido por João Moreira Salles
Gênero: Documentário
Nacionalidade: Brasil
De 25 de setembro a 27 de outubro de 2002 a equipe de filmagem acompanhou passo a passo a campanha de Luís Inácio Lula da Silva à presidência da República. O filme revela os bastidores de um momento histórico através de material exclusivo, como conversas privadas, reuniões estratégicas, telefonemas, traslados, gravações de pronunciamentos e programas eleitorais.
Recontagem
Dirigido por Jay Roach
Com Kevin Spacey, Ed Begley Jr. e Laura Dern
Gênero: Histórico
Nacionalidade: EUA
Reconstituição dos fatos que levaram à eleição de George W. Bush em 2000 contra Al Gore, graças a uma polêmica recontagem de votos na Flórida, onde uma exótica cédula de votação confundia os eleitores.
Todos os homens do presidente
Dirigido por Alan J. Pakula
Com Dustin Hoffman, Robert Redford e Jack Warden
Gênero: Drama/ Policial
Nacionalidade: EUA
Dois repórteres do Washington Post (Dustin Hoffman e Robert Redford) investigam a invasão do comitê do Partido Democrata durante a eleição de 1972, que levou à renúncia do presidente Nixon, o qual havia sido reeleito. O escândalo ficou conhecido como Watergate.
O candidato
Dirigido por Michael Ritchie
Com Robert Redford, Peter Boyle e Melvyn Douglas
Gênero: Drama
Nacionalidade: EUA
Robert Redford é um jovem e idealista advogado convidado a disputar o Senado pelo Partido Democrata para defender seus ideais. Todavia, conforme sua candidatura ganha corpo, os corruptos começam a aparecer. O filme, ganhador do Oscar de roteiro em 1972, é uma incisiva visão de como publicitários, assessores de imprensa e empresários de comunicação se unem durante uma campanha eleitoral.
Terra em transe
Dirigido por Glauber Rocha
Com Jardel Filho, Paulo Autran e José Lewgoy
Gênero: Drama
Nacionalidade: Brasil
O senador Porfírio Diaz (Paulo Autran) detesta seu povo e pretende tornar-se imperador de Eldorado, um país localizado na América do Sul. Porém, existem diversos homens que querem esse poder e que resolvem enfrentá-lo.
Tudo pelo poder
Dirigido por George Clooney
Com Ryan Gosling, George Clooney, Philip Seymour Hoffman e Paul Giamatti
Gênero: Drama
Nacionalidade: EUA
O jovem Stephen Myers (Ryan Gosling) é um idealista. Dedicado, obsessivo e apaixonado por política, trabalha como assessor de imprensa de Mike Morris (George Clooney), governador democrata, candidato à corrida presidencial nos Estados Unidos. Morris conta ainda com a ajuda do experiente Paul (Philip Seymour Hoffman) para derrotar o concorrente, assessorado pelo igualmente experiente Tom Duffy (Paul Giamatti). Durante a briga para definir quem sairá vencedor nas eleições primárias, o staff dos candidatos trava um intenso jogo de poder, no qual a sujeira não vai para debaixo do tapete e sim para os noticiários.
Da Revista Conteúdo – Número 27. Leia a Revista Conteúdo completa aqui