Diretoria da Contee delibera sobre ações da entidade

A reunião ampliada da Diretoria Plena da Contee foi realizada neste sábado (28), um dia após a linda homenagem na Câmara em comemoração aos 25 anos de fundação da Confederação. O encontro iniciou-se com uma detalhada análise de conjuntura, onde foram destacadas as ações do capital, que visa tão somente a acumulação de riquezas e a exploração dos trabalhadores.

Frente a essa realidade, foram analisados diversos aspectos conjunturais e da política econômica, e as ações que a Confederação deverá adotar para fortalecer a luta fundamental de enfrentamento aos retrocessos e tentativas de retirada de direitos.

Várias foram as intervenções que colaboraram para a construção das seguintes deliberações:

Ampliar o contato com os parlamentares nas bases para reverter as tentativas de retrocesso nos mais variados pontos e que as entidades também fortaleçam o contato junto aos deputados para reverterem os votos no 2 turno de votação referente à PEC 395 da gratuidade nas universidades federais.

Outro ponto destacado foi referente às campanhas salariais e como fazer frente numa situação de adversidade, e assim foi aprovado a realização de um encontro de negociadores a ser realizada no dia 28 de janeiro de 2016. A preparação do referido encontro será realizado pela Coordenação de Secretaria de Finanças e pela Coordenação da Secretaria de Comunicação Social.

Foram aprovadas a realização de uma reunião da Diretoria Plena Ampliada para os dias 26 e 27 de fevereiro de 2016 e a participação da Contee nos fóruns que tratam das questões ambientais, onde já participam as centrais.

plena_001-novembro2015

Um tema debatido na reunião de hoje, e que demandará ações da Contee de forma imediata, está no artigo 447 da CLT que vem trazendo grandes prejuízos aos trabalhadores;

Também foi apresentado a atual situação que passam os professores de Educação Física com as exigências dos Conselhos Regionais de Educação Física. Medidas jurídicas continuarão a ser analisadas para impedir prejuízos aos trabalhadores.

Foram relatados os abusos praticados por algumas instituições na utilização de câmeras em sala de aula e relatado as conquistas obtidas pelo Sinpro-RS.

Também apresentada a programação do Fórum Mundial Social que acontece entre os dias 19 e 23 de janeiro de 2016, em Porto Alegre.

plena_003-novembro2015Um momento rico em apresentação e discussão foi realizado após qualificada exposição feita pela Coordenadora Geral da Contee, Madalena Guasco, sobre a Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Após debate, aprovou-se a orientação de que as entidades também se manifestem entrando na plataforma disponibilizada e que fortaleça o movimento já existente nacionalmente de estender o prazo do BNCC – previsto para 15 de dezembro – para que sejam feitas mais discussões e manifestações em torno do tema. Exigir a manifestação das entidades e reafirmar ao Ministério que o peso da sociedade civil deve ser no limite ao dos grupos internacionais que participaram da elaboração da proposta.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo