Diretoria Executiva da Contee se reúne em São Paulo

Diretoria Executiva da Contee se reuniu hoje (19) em São Paulo e, entre outros tópicos, tratou das negociações coletivas nos estados. O coordenador da Secretaria de Assuntos Jurídicos da Confederação, João Batista da Silveira, relatou que fechou a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) com os auxiliares de Minas Gerais com 8,42% (INPC) de reajuste salarial e 8,48% no piso, mais melhorias em algumas cláusulas sociais. Já o coordenador da Secretaria de Organização Sindical, José Ribamar Barroso, informou sobre os resultados da greve no Pará e o acordo fechado em 8,68% de reajuste. Juntamente com essa questão, o coordenador da Secretaria de Finanças, Fábio Eduardo Zambon, apresentou questões administrativas que fazem referência à participação das entidades no Conatee, por serem questões estatutárias, bem como ao Seminário de Sustentação Financeira, que deve acontecer no início de setembro. Diante desses temas, os diretores fizeram um profundo debate sobre o momento difícil que os trabalhadores vivem no país hoje, com riscos de perda de direitos e guinada à direita.

933f4b484fa37f07894288a907938989

Atividades das quais a Contee participou ou vai participar e promover também estiveram em pauta. A coordenadora da Secretaria de Comunicação Social, Cristina de Castro, apresentou seu relato acerca do encontro da Rede de Mulheres Trabalhadores, realizado no princípio do mês, no Chile, onde ela deu destaque à campanha “Professor é professor. Diferentes, mas iguais”, desenvolvida pela Confederação, bem como ao material em espanhol, confeccionado especificamente para o encontro, com a posição da Contee contra o projeto de lei da terceirização. Cristina também falou de sua participação na manifestação do dia 1º de maio na capital chilena.

Por sua vez, as coordenadoras da Secretaria de Políticas Internacionais, Maria Clotilde Lemos Petta, e da Secretaria de Assuntos Educacionais, Adércia Bezerra Hostin dos Santos, contaram sobre a Conferência da Internacional da Educação para a América Latina, com ênfase nas crises educacionais enfrentadas nos países da América Latina. Já o coordenador da Secretaria-Geral, Cássio Filipe Galvão Bessa, completou com relatos sobre a situação de perda de direitos de educadores do Paraguai, Colômbia e Honduras, além da própria situação do Chile.

Em relação às atividades ainda por vir, o primeiro destaque é para a reunião do Coletivo Jurídico no dia 11 de junho, que acontecerá em conjunto com um debate sobre educação a distância (EaD). Nos dias 26 e 27 de junho, a Contee promoverá um encontro sobre educação infantil e ensino médio, que acontecerá no Balneário Camburiú, em Santa Catarina (os detalhes serão encaminhados para as entidades). Foi aprovada ainda a parceria da Contee, com divulgação e participação da Executiva, no Seminário Nacional Profissão Professor, do Sinpro/RS, cujo tema será “A legislação educacional e a trabalhista: contradições, lacunas e a necessária integração”. O seminário será no dia 28 de agosto.

f94eeb4d80be46a93331d8d93dc7b928

Na pauta estiveram o Seminário Internacional de Educação, que abordará a privatização da educação numa escala mundial, e a participação da Contee, no dia 29 de maio, das manifestações contra a terceirização, Medidas Provisórias 664 e 665 e qualquer retirada de direitos dos trabalhadores. Foi reafirmada ainda importância da atuação do grupo de trabalho que atuará nas questões específicas dos técnicos e administrativos.

A Diretoria Executiva também debateu hoje o projeto de lei intitulado “Escola sem partido” e o posicionamento da Contee contrário a qualquer doutrinação em sala de aula, mas contrário também à proposta, que, de forma dúbia, restringe a livre manifestação e liberdade de expressão. E por falar em liberdade de expressão, os diretores também conversaram sobre os sites e blogs que serão utilizados pela Contee como alternativa à dita “grande mídia” para divulgação das manifestações e campanhas da Confederação.

A próxima reunião da Diretoria Executiva acontecerá dia 25 de junho.

Da redação

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo