Domingo (27) comemorou-se o Dia Nacional do Livro Didático: qual a importância desse material?

Importância do livro didático como instrumento de ensino se deve ao fato de esse ser facilitador no processo de aprendizagem e no desenvolvimento do aluno

Dia 27 de fevereiro, é comemorado o “Dia Nacional do Livro Didático”. O livro, segundo especialistas, tem significado relevante para o processo de aprendizagem dos alunos, pelo fato de auxiliar a professora e o professor na condução das práticas pedagógicas.

Segundo o FNDE (Fundo Nacional da do Desenvolvimento da Educação), todos os anos, cerca de 150 milhões de livros didáticos circulam por mais de 140 mil escolas brasileiras e chegam a 40 milhões de estudantes. O MEC (Ministério da Educação) faz investimento de em torno R$ 1,9 bilhão anualmente em obras didáticas.

Para realçar esta relevante data, publicamos abaixo texto que é de autoria de Nicolle Abreu e foi publicizado no portal Somospar. Foi, segundo a autora, preparado para celebrar a data, contextualizar o surgimento da comemoração e evidenciar a relevância desse material. Leia!

Surgimento dos livros didáticos no Brasil

A circulação de livros no Brasil se expandiu com a chegada da família real portuguesa, em 1808, e com a fundação da imprensa régia. As primeiras obras didáticas publicadas nacionalmente foram as traduções para a Escola Militar.

A produção dos livros didáticos foi impulsionada a partir de 1822, com a Independência do Brasil e com o decreto das primeiras leis no contexto educacional.

Entretanto, devido à escassez de papel, os livros eram impressos no exterior, com a finalidade de reduzir os custos. Apenas a partir de 1920, com o surgimento das primeiras indústrias de papel, a impressão nacional teve início.

Em 1930, durante o governo do Getúlio Vargas, foi criado o Ministério da Educação e, em 1938, a Comissão Nacional do Livro Didático. Com isso, tanto o número de estudantes, quanto a circulação de livros aumentaram.

Em 1985, o PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) foi criado. Dessa forma, o governo assumiu a responsabilidade pela compra e pela distribuição das obras didáticas para os alunos da rede pública de ensino.

Importância do livro didático

A importância do livro didático como instrumento de ensino se deve ao fato de esse ser facilitador no processo de aprendizagem e no desenvolvimento do aluno. Esse instrumento representa norteador para o professor, que contribui para a formação das estratégias de ensino.

O livro didático é ponto de apoio para auxiliar o educador, à medida que ele traça caminhos e sequências para a aprendizagem, evitando que ocorram lacunas que prejudiquem o entendimento dos conteúdos. Além disso, esse material representa fonte confiável de consulta tanto para os docentes quanto para os alunos e as famílias.

Apesar de o livro didático oferecer suporte para o professor, o educador continua tendo a autonomia para construir a aula dele e toda a dinâmica dessa.

O uso do material ajuda na otimização do tempo, uma vez que fornece ao docente fontes de pesquisa e exercícios na própria obra. Assim, o educador não precisa focar no “que ensinar”, mas sim no “como ensinar”, descobrindo novas metodologias para tornar a aula mais atrativa e os alunos mais engajados.

Marcos Verlaine com informações do Somospar

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