Eleições 2020: a comunicação que queremos para os municípios
FNDC lança propostas de políticas democráticas de comunicação nos territórios. O documento reúne sugestões para as candidaturas que disputam o pleito municipal em novembro
A história recente tem mostrado que a comunicação representa um aspecto fundamental da disputa política e de sustentabilidade de qualquer governo democrático, que busca garantir os direitos humanos, sociais e trabalhistas nas cidades.
Embora a área de regulação das comunicações seja prerrogativa da esfera federal, é na cidade, junto à população local, que a essência do debate do direito à informação e à comunicação se concretiza.
Assim, desde a campanha, é preciso fortalecer os eixos que devem fundamentar a concepção do papel de um dirigente municipal, quer esteja ele no executivo ou no legislativo.
Para contribuir com esse debate, o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) apresenta algumas sugestões para serem incorporadas às campanhas e aos programas de governo nas eleições municipais de 2020.
O documento se divide em dois eixos complementares. O primeiro é referente às políticas públicas a serem implementadas pelo Poder Executivo municipal, em diálogo com o Poder Legislativo e a sociedade civil em geral. O segundo apresenta propostas paras uma comunicação institucional da Prefeitura para os cidadãos e cidadãs, pautada em princípios de transparência, eficiência e democracia.
Para marcar o lançamento oficial da plataforma, o FNDC realizará um debate virtual na próxima quinta-feira (5), pelas redes sociais. Informações mais detalhadas serão divulgadas em breve!
Acesse a íntegra do documento: Eleições 2020: a comunicação que queremos para os municípios.